Foi repórter e diretor geral da Radio Novo Nordeste de Arapiraca e titular da Comarca de Piranhas, na condição de Juiz de Direito.

Conteúdo Opinativo

Luciano convida vereadores eleitos de Arapiraca para jantar

16/12/2020 - 16:13
Atualização: 16/12/2020 - 16:44

ACESSIBILIDADE

arquivo
Luciano Baborsa novo Prefeito de Arapiraca
Luciano Baborsa novo Prefeito de Arapiraca

Sem trazer a público nenhuma informação importante sobre sua futura equipe de assessores na Prefeitura de Arapiraca, em 2021 e como será sua convivência com os seus maiores algozes durante a campanha eleitoral passada, os Renans, pai e filho, o vice governador de Alagoas, Luciano Barbosa (MDB) segue em silêncio, mas, nos bastidores, sabe-se que o mesmo está trabalhando para eleger o Presidente da Câmara Municipal para o primeiro biênio de mandato, bem como abrir espaço para colocar na Câmara mais um nome do seu partido.

Prova do trabalho silencioso de Barbosa está no jantar marcado para a noite dessa quarta feira, 16/12, numa chácara próxima de Arapiraca, onde se reunirá com os 19 vereadores eleitos em novembro passado, procurando formar sua base no Poder Legislativo municipal, com uma grande maioria em seu favor.

Não se sabe, ainda, se todos os vereadores convidados comparecerão, entretanto, 12 dos 19 confirmaram presença, o que garante ampla maioria ao novo Prefeito e, também, garante a ele a eleição do vereador Rogerio Nezinho (MDB) para presidente da Câmara neste primeiro biênio. Rogério recebeu o maior número de votos, 4.908 votos, é irmão do Deputado Estadual Ricardo Nezinho (MDB) e da Vice-Prefeita eleita, Rutineide Nezinho (PL).

Por sua vez, amanhã, 17/12/2020, às 19;00 horas, Barbosa, sua vice e os 19 vereadores eleitos serão diplomados pelo Juiz da 22ª Zona Eleitoral de Arapiraca, Romulo Vasconcelos, em cerimônia presencial que acontecerá na sede da Igreja Assembleia de Deus Projeto Familiar, localizada próximo ao centro da cidade. A Cerimonio será restrita aos eleitos e a imprensa, segundo informações dadas pelo Juiz Rômulo.

NOTAS:

LUCIANO: Rede desativada
Após o pleito de 15 de novembro último, o vice-governador Luciano Barbosa (MDB), desativou sua rede social e bloqueou vários números de telefones de pessoas a quem não quer atender, principalmente jornalistas. Para alguns analistas comportamentais, este é o estilo Barbosa no poder, muito conhecido, que Luciano já pois em prática. Esta semana um seu ex aliado de primeira hora, hoje seu desafeto, disse-me, “muita gente que não conhece bem o Luciano, vai rapidamente se decepcionar com ele e aí não serão apenas os Calheiros”.

DEPUTADO PESSOA: De mau humor

O Deputado Federal Severino Pessoa (REPUBLICANOS), marido da Prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa, também do PR, tem se mostrado de mau humor depois da derreta sofrida no TRE/AL, que acolheu o pedido de registro da chapa do MDB, e ter a pretensão de liberação de remanejamento orçamentário, de cerca de R$ 83 milhões para a prefeitura, rejeitada pelos vereadores arapiraquenses. Amigos e correligionários do Deputado estão estranhando o seu comportamento, visto que, em geral, ele é sempre cortês e disposto a atender a quem o procura.

NEZINHO: Sempre em silêncio

Com o seu conhecido estilo de não querer desagradar a ninguém, o Deputado Ricardo Nezinho (MDB), é outro político arapiraquense que não está atendendo ao telefone e nem retornando as mensagens que lhes são enviadas. Na verdade, este comportamento do Deputado já é conhecido das pessoas que com ele têm contato e é tido como um sinal de que Nezinho não quer falar nada sobre a futura equipe que vai assessora Luciano e a sua irmã Rute na Prefeitura e nem quer se comprometer com nada e nem com ninguém.

CANAFISTULA: Três vereadores

Considerado um dos mais importantes bairros de Arapiraca, Canafístula, com seus mais de 12 mil habitantes, pela primeira vez na sua história, elegeu dois candidatos para a Câmara Municipal, Adriano Targino (PP), com 1.982 votos e Ginaldo Bicudo (PR), com 1.363 votos. Um terceiro nome poderá assumir também uma cadeira no legislativo, é o primeiro suplente do MDB, Wellington de Magalhães Silva, que obteve 1.360 votos. Wellington assumirá a vereança, caso o Prefeito Luciano Barbosa (MDB) convoque a vereadora Fany Gabriella Peixoto Braga, eleita com 1.690 votos, para compor o seu secretariado.

LEGISLATIVO: Maiores bancadas
Com quase a metade do seu quadro renovado, nove novos vereadores, dos 19 eleitos, a Câmara Municipal terá seus parlamentares diplomados nesta quinta feira dia 17/12 e iniciará seus trabalhos no dia 1ºde janeiro de 2021, quando será eleita a mesa diretoria da casa para o primeiro biênio dos quatro anos de mandato. Na eleição futura o MDB, maior bancada com cinco vereadores, deverá eleger o vereador Rogério Nezinho, para presidir o parlamento municipal nesse primeiro biênio, deixando presidência no segundo biênio para o PSDB, segunda maior bancada da câmara, com quatro vereadores.

STF: Relação conjugal monogâmica

O Supremo Tribunal Federal julgou, no início da semana que passou, recurso que discutia o pleito de um amante que manteve união estável homoafetiva com o companheiro falecido que era casado e decidiu que a pensão por morte somente é devida ao cônjuge sobrevivente, negando o pedido do amante.
No caso, o amante do falecido, não sendo beneficiado com a metade da pensão deixada por morte do companheiro, ajuizou ação pleiteando sua divisão. O juiz de 1ª instância deferiu o pedido. O Tribunal de Justiça de Sergipe, reformou a decisão, indo o caso para ao STF que, por 6 votos a 5, ratificou o sistema monogâmico do casamento, estabelecido pela lei brasileira, assegurando às viúvas e viúvos a não divisão dos direitos e patrimônios comuns do casal, nos casos de bigamia.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato