Foi repórter e diretor geral da Radio Novo Nordeste de Arapiraca e titular da Comarca de Piranhas, na condição de Juiz de Direito.

Conteúdo Opinativo

Governador Renan e MDB correm atrás do prejuízo politico

09/12/2020 - 21:54
Atualização: 10/12/2020 - 01:41

ACESSIBILIDADE

arquivo
Renan conversando com Barbosa
Renan conversando com Barbosa

Em que pese anunciar que o pleito de 15 de novembro lhe assegurou uma “grande” vitória nas urnas, justificando essa afirmativa com base no fato de que o seu partido, MDB, conseguiu eleger um bom número de prefeitos, o Governador Renan Filho, na prática, demonstra muita preocupação com o desgaste visível da sua imagem de gestor público e de estrategista político, predicados esses responsáveis pelo sucesso eleitoral da sua família.

A preocupação do jovem Governador de Alagoas, filho de uma das mais habilidosas raposas políticas do Brasil, o Senador Renan Calheiros (MDB), tem razão de existir, na medida em que perdeu as eleições, de forma massacrante, nos dois maiores colégios eleitorais de Alagoas, Maceió e Arapiraca, cujos vencedores, JHC e Luciano Barbosa, demonstraram muita força eleitoral pondo em cheque a liderança do Governador alagoano e comprometendo o seu futuro político e o futuro político do seu pai.

Consciente de que o resultado das eleições em Maceió e Arapiraca, foi um recado do eleitorado dado nas urnas à sua pouco empolgante administração neste seu segundo mandato e à forma imperialista como tem se comportado politicamente, o Governador resolveu anunciar uma ampla frente de ações governamentais que vai desde a garantia de vacinação gratuita e voluntária contra a COVID-19, em fevereiro de 2021, até a publicação de uma Nota anunciando que o MDB vai desistir das ações movidas contra Barbosa, na Justiça Eleitoral.

Há de se dizer que o anúncio dessa frente de ações caracteriza uma estratégia inteligente de Renan Filho, na busca da reconquista da sua credibilidade como bom gestor público que o seu primeiro mandato como Governador de Alagoas lhe garantiu e de bom estrategista político, ao se reconciliar com o seu vice-governador. Outrossim, não é exagero lembrar que as ações anunciadas somente serão eficazes se realmente forem materializadas, sob pena do seu tamanho político ser mais ainda diminuído.

Por fim, tem-se como a maior e melhor “jogada” dos Renans, pai e filho, neste jogo político de reconstrução das suas imagens perante o eleitorado alagoano, a NOTA do Diretório Estadual do MDB de Alagoas, divulgada nesta quarta-feira, 09/12/2020, dando conta da desistência das ações ajuizadas na Justiça Eleitoral, contra Barbosa, deixando-o livre para assumir o mandato de Prefeito de Arapiraca, conquistado nas urnas, com uma votação de quase 55% dos votos validos apurados no pleito de 15 de novembro.

Enfim, está prevalecendo o velho e recomendável BOM SENSO ao que, na parte que toca a Arapiraca ela, através da grande maioria do seu povo, agradece.

NOTAS: 

BARBOSA: Livre para anunciar seu secretariado
Com a decisão do MDB de desistir das ações ajuizadas na Justiça Eleitoral contra o vice-governador Luciano Barbosa, prefeito eleito de Arapiraca, ele está livre para anunciar os seus Secretários e iniciar a elaboração dos projetos de recuperação da cidade que reclama a edificação de obras estruturantes. Luciano, que já anunciou como seus colaboradores a vice-prefeita Rutineide Pereira Melo, a ex-secretária de Administração de Arapiraca Maria Ariluce Cerqueira e ex-gerente do Banco do Brasil, Lourinaldo José dos Santos, que compõem a equipe de transição do governo municipal, deverá anunciar o nome da ex-prefeita Célia Rocha para a Secretaria da Saúde e a Professora Ana Valéria Peixoto, Gerente Regional de Educação da 5ª GERE, para a Secretaria de Educação.

Renan Calheiros, Senado e Artur Lira, Câmara dos deputados

CALHEIROS e ARTUR LIRA: Comandando o Congresso
Com a apertada decisão do STF, tirando da disputa pela reeleição do Senador Davi Alcolumbre e do Deputado Federal Rodrigo Maia, ambos do DEM, das presidências do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, a porta foi aberta para que o Senador Renan Calheiros (MDB) e o Deputado Federal Artur Lira (PP), possam disputar, com chance de vitória, a Presidência dessas duas Casas Legislativas. Lira conta com o apoio do Presidente Bolsonaro e Renan, que tenta se aproximar do Presidente, conta com a sua habilidade política e o bom trânsito que tem junto aos senadores, o que pode colocar esses dois Alagoas no Comando do Congresso Nacional.

RUI PALMEIRA: Futuro político incerto

A derrota do candidato a Prefeito de Maceió, Alfredo Gaspar (MDB) causou mais danos políticos ao Prefeito Rui Palmeira do que ao próprio candidato, que deverá assumir uma pasta importante no Governo do Estado e se preparar para eleições futuras. Quanto a Rui, que apostou todas as suas fichas na eleição do Gaspar e estava confiante no acordo político firmado com o Governador Renan Filho, que o levaria ao governo do Estado, com a derrota do apadrinhado teve comprometido o seu futuro político o que poderá representar a sua aposentadoria precoce.

SEVERINO: Reeleição improvável

Outro político nocauteado pelo resultado das urnas na eleição passada foi o Deputado Federal Severino Pessoa. A derreta humilhante da sua esposa, Fabiana Pessoa, atual Prefeita de Arapiraca, para Luciano Barbosa, enfraqueceu muito politicamente o Deputado que poderá não se reeleger em 2022, caso resolva disputar a reeleição. Na verdade, tempo para se recuperar eleitoralmente ainda tem, só precisa melhorar sua popularidade, mostrar mais trabalho e reforçar as suas bases eleitorais.

NOVO CD: Lançamento no início de 2021
O novo álbum musical de autoria do Juiz de Direito e Jornalista José Firmino, intitulado “Sinto falta de um abraço”, em alusão ao isolamento social imposto pela COVID-19, deverá ser lançado no início do ano vindouro, provavelmente no mês de janeiro, caso o isolamento social seja flexibilizado. O álbum é composto de 12 músicas de autoria do próprio interprete e nele estão incluídas homenagens a Maceió, Piranhas e Arapiraca, terra natal do autor.

CÂMARA MUNICIPAL: Mulheres perdem espaço

No pleito de novembro passado, para a câmara de vereadores de Arapiraca, as mulheres perderam espaço na Casa Legislativa Herbene Melo, passando de três ocupantes de cadeiras no Legislativo Municipal no período de 2017/2020, para apenas uma ocupante no período de 2021/2024. Com a validação dos votos recebidos pelos candidatos do MDB a vaga deverá ser preenchida pela médica Fany Gabriella Peixoto Braga, do MDB.

COVID-19: Governo Federal anuncia vacina de graça e não obrigatória

A boa notícia que tem circulado na mídia brasileira em geral, diz respeito à vacinação contra a COVID-19 que deverá mesmo se dá no início do ano que vem, após certificação da ANVISA-Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. O Ministério da Saúde anunciou que a vacina será distribuída para o pais inteiro, será gratuita e a vacinação não será impositiva, isto é, o brasileiro não será obrigado a tomar, na marra, a vacina, embora a recomendação seja para que todos se imunizem contra o vírus.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato