Foi repórter e diretor geral da Radio Novo Nordeste de Arapiraca e titular da Comarca de Piranhas, na condição de Juiz de Direito.

Conteúdo Opinativo

TSE recoloca Luciano no pleito eleitoral de Arapiraca

12/11/2020 - 14:46

ACESSIBILIDADE

Cortesia ao EXTRA
Luciano Barbosa voltou à disputa pela prefeitura de Arapiraca
Luciano Barbosa voltou à disputa pela prefeitura de Arapiraca

Fazendo prevalecer a disposição contida no Artigo 16A, da Lei 9504/1997, Lei das Eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acolheu na manhã dessa quinta-feira, 12, pedido apresentado àquele Tribunal pelo vice-governador Luciano Barbosa, candidato a Prefeito de Arapiraca, em que reclama de decisão do TRE de Alagoas que, ignorando a disposição capitulada neste artigo, decidiu retirar das urnas o nome do candidato Barbosa e da vice Rute Nezinho. 

A decisão do TSE, deu-se com base no voto divergente do Ministro Luiz Edson Fachin, sob a fundamentação de que o TRE de Alagoas se equivocou ao não observar que a competência de retirar nomes da urna eletrônica é exclusiva daquela instancia da Justiça eleitoral brasileira, razão que levou a maioria dos Ministros, inclusive o presidente do TSE, Ministro Luís Roberto Barroso, acompanhar o voto divergente do Ministro Fachin, dando a vitória ao candidato Luciano Barbosa. 

Este capítulo da novela que tem como protagonistas os Calheiros, pai e filho, e o vice-governador Luciano Barbosa, deu a este último maior folego, tornando-o bem mais forte e invencível eleitoralmente, potencializando assim sua capacidade política de dar, nas urnas, através do eleitorado de Arapiraca, uma grande resposta ao senador, seu ex-padrinho político, e ao Governador Renanzinho, os caciques emedebistas de Alagoas. 

Embora a situação de Barbosa, cuja candidatura continua sub judice, não é das melhores, visto que terá que conseguir na Justiça reverter a decisão da Juíza Ana Raquel, da 55ª Zona Eleitoral de Arapiraca, que indeferiu o pedido de registro da sua chapa, que era muito boa eleitoralmente pode atingir a classificação de excelente, pois, sente-se que muitos eleitores que não iriam votar em Barbosa, mostram-se dispostos e elege-lo como forma de repudio aos Renans.

Desta forma, de posse do passe livre que lhe foi outorgado pelo TSE, Luciano Barbosa continuará fazendo sua campanha política, certamente, muito mais motivado com essa vitória, fazendo seus comícios e carreatas sem precisar pagar a multa judicial de R$ 100 mil que lhe foi imposta, buscando conseguir obter um número de votos igual ou superior a 50% dos votos válidos deflagrados nas urnas eletrônicas nesse dia 15 de novembro, o que parece não ser impossível conseguir.

Notas

Arapiraca: Decisão do pleito somente após as eleições

Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, recolocando o candidato Luciano Barbosa de volta a disputa pela prefeitura da maior cidade do interior de Alagoas e tendo em vista ainda está tramitando os recursos que contestam a sentença de primeiro grau que indeferiu o seu pedido de registro de chapa, o pleito eleitoral deste ano terá duas decisões, uma nas urnas, cujo resultado se saberá, talvez, ainda no dia 15 de novembro, e outra na Justiça, que julgará até última instancia o indeferimento da chapa encabeçada por Barbosa. Essa última não se tem previsão de quando terá o seu resultado proclamado.

Gilvânia Barros

Caso tivesse sido referendada no TSE a decisão do TER/AL de tirava o nome de Luciano Barbosa das urnas, o candidato que mais deveria se beneficiar dessa decisão revogada era a vereadora Gilvânia Barros (SOLIDARIEDADE), candidata a Prefeita, graças ao seu baixo índice de rejeição e a conquista de votos dos eleitores de Barbosa que, sem ele na disputa, não votariam em Tarciso Freire e nem em Fabia Pessoa. Agora, com o retorno de Luciano ao campo de batalha política, resta a Gilvânia lutar para chegar em segundo lugar, ultrapassando Freire e Fabiana. 

Eleições x Covid: incoerência explicita 

Nas eleições deste novembro de 2020, as autoridades e a classe política em geral dão uma grande e explicita demonstração de incoerência e falta de respeito para com a saúde e a inteligência do provo brasileiro. Vejamos: Enquanto Prefeitos, Governadores e até o Poder Judiciário gastam altas quantias do dinheiro público para divulgarem campanhas de orientação de higiene e distanciamento da população, proibindo, inclusive, algumas atividades sociais, religiosas e econômicas, sob a alegação de serem medidas preventivas em relação ao Coronavírus, por outro lado candidatos, sem exceção, fazem campanha política nas ruas e praças, provocando aglomerações e desprezando os cuidados básicos em relação a COVID19. 

Covid-19: Empresário Hipólito em plena recuperação

Um fato que tem deixado boa parte da população arapiraquense apreensiva, está relacionado com a contaminação pela COVID19, do Empresário JOSÉ HIPÓLITO, do grupo ASA BRANCA. Hipólito, um Engenheiro Agrônomo que se transformou num empresário bem-sucedido, é pessoa muito querida o que leva todos a se preocuparem com o seu estado de saúde que, segundo informações dadas pelos seus filhos, é bom e o empresário está respondendo muito bem ao tratamento devendo, em breve data, está de volta às suas atividades cotidianas.

Miss Alagoas: Evento eleva nome de Arapiraca

O evento Miss & Mister Alagoas 2020, que inclui também os concursos Miss Teen Alagoas e Miss Plus Size(13/11), tem como palco a casa de festas Levinos Hall de Arapiraca, e já é sucesso, a exemplo de todas as promoções que tem na sua organização o colunista social e promoter Bira Franklin. Evento como este elevam o bom nome de Arapiraca, pondo em destaque sua gente. Parabéns aos seus promotores e às meninas e rapazes que brilhantemente dele participam.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato