Alagoas, 27 de outubro de 2020 24º min 29º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
José Firmino Oliveira
Opinião

Blog do Firmino

Por José Firmino Oliveira
OPINIÃO

LUCIANO: Candidatura a prefeito ainda pendente

17/10/2020 14h02 - Atualizado em 17/10/2020 15h03

Luciano Barbosa
Arquivo pessoalLuciano Barbosa

O pedido de registro da candidatura da chapa do MDB a prefeito de Arapiraca, encabeçada pelo Vice-governador Luciano Barbosa, continua pendente à espera do julgamento do Processo Judicial Nº 0600074-73.2020.6.02.0058, em tramitação na 55ª Zona Eleitoral, sob a presidência da Juíza Eleitoral Ana Raquel da Silva Gama.

A última decisão dada nos autos desse processo, que tem como impugnantes o próprio partido de Luciano, MDB, liderado pelo Senador Renan Calheiros e seu filho, Renanzinho, o PP, liderado pelo Deputado Tarciso Freire e o REPUBLICANOS, liderado pela Prefeita Fabiana Pessoa e seu marido Deputado Federal Severino Pessoa, foi um despacho semeador que teve como resultado a extinção da ação em relação ao PP de Freire e ao REPUBLICANOS, de Fabiana e Severino, permanecendo como parte impugnante no processo, apenas o MDB, dos Renan.

Desta forma, a Chapa de Barbosa não foi ainda homologada, estando pendente de julgamento até a instância final, do Processo Nº 0600074-73.2020.6.02.0058, quando será concedido ou não a Luciano, o direito de disputar a eleição para prefeito de Arapiraca, no dia 15 de novembro próximo.

As notícias dando conta de que Luciano teve seu pedido de registro de chapa deferido ou indeferido na primeira instância judicial é conversa de torcedor, com o objetivo mais de confundir os leigos do que de informar.

O fato é que esse processo vai demorar para ter o seu desfecho final, visto que qualquer das partes que perder deverá recorrer das decisões que lhes impuserem derrota, devendo ir, portanto, até o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o que deverá garantir a Barbosa sua participação nas eleições de novembro, como candidato a Prefeito da maior cidade do interior de Alagoas, dona do segundo maior colégio eleitoral do Estado.

Diante do fato acima narrado, os candidatos Tarciso Freire, PROGRESSISTA, e Fabiana Pessoa, REPUBLICANOS, que estão querendo derrotar Luciano Barbosa no tapetão, devem redirecionar os seus focos para a busca do voto do eleitorado, campo este, aliás, onde Barbosa está conseguindo driblar bem seus adversários e seguir firme a caminho do gol.

NOTAS:

ELEITORAL: Decisão perfeita



O despacho saneador dado nos autos do Processo Nº 0600074-73.2020.6.02.0058, que tramita na 55ª Zona Eleitoral, foi muito elogiado pelo Procurador de Justiça Geraldo Magela Barbosa Pirauá, que disse se tratar de uma peça perfeita e de um tecnicismo primoroso, dizendo o Procurador que a Juíza Ana Raquel da Silva Gama demonstrou, ao prolatar esse despacho, muita competência técnica e uma isenção elogiável.


POLITICAGEM: Xingamentos, ameaças e agressões



É de se lamentar que nos dias de hoje ainda se façam campanhas políticas rasteiras, deprimentes, condenáveis, criminosas. O fato é que políticos destemperados e sem preparo intelectual, humano e moral, usam agressões verbais e físicas na briga pelo espaço político na sua região ou nas regiões eleitorais que ainda não são suas. É o caso lamentável de Jequiá da Praia, Pão de Açúcar, Coruripe e outros municípios alagoanos e brasileiros. É a política rasteira, na verdadeira etimologia da palavra.


PREFEITO: Briga canina pelo osso suculento



As brigas políticas sem obediência às mínimas regras de civilidade fazem parte da busca, a qualquer custo, da cadeira de chefe do Poder Executivo Municipal. Na verdade, o que se tem, neste caso, é uma luta de vida ou morte, o que nos leva a imaginar que tal posto político é extremamente rentável ao ponto de muitas pessoas se laçarem nessa aventura dispostos a matar ou morrer pela posse e domínio dessa “viúva” rica. É, coisa parece mesmo um grande osso, com um bom e suculento tutano a ser saboreado.


FREIRE: Vitoria comum



A vitória jurídica do Deputado Tarciso Freire (PROGRESSISTA), candidato a Prefeito de Arapiraca, no Processo Nº 0600028-86.2020.6.02.0022, alardeada como uma grande derrota para o também candidato a Prefeito deste Município, Luciano Barbosa (MDB), na verdade representa apenas uma vitória comum, decorrente de um equívoco estratégico da coordenadoria da campanha política de Barbosa, visto que não será tentando impedir que Freire use o seu minitrio elétrico que ele, Barbosa, obterá a vitória nas urnas.


TAPETÃO: Eleição em dois rounds



Em Arapiraca, nas eleições de 15 de novembro, a disputa pela cadeira de chefe do Poder Executivo Municipal, envolvendo os três candidatos que são partes nos vários processos em tramitação, Luciano Barbosa, Tarciso Freire e Fabiana Pessoa, será em dois rounds. O primeiro round será na Justiça, em todas as suas instâncias, e o segundo será nas urnas. O primeiro round, em face dos recursos e idas e vindas que caracteriza a tramitação processual, mesmo com os a atuação dos 24 advogados participantes da peleja, não se sabe ao certo quando terá fim, já o segundo round, nas urnas, no final do dia 15 de novembro se conhecerá o grande vencedor, pondo fim a peleja eleitoral. Esperemos para ver.


ARAPIRACA: Lixo nas ruas e esgotos fétidos



Não é difícil constatar a sujeira espalha pelas ruas centrais e dos bairros desta cidade. As praças más cuidadas e as linhas d’águas, dividindo com o meio fio bem pintado, acumulam esgotos fétidos, esperando por limpeza. Mais uma vez se faz um apelo à Prefeita de Arapiraca para que determine, urgentemente, que a Secretaria responsável pela limpeza pública, realize um mutirão para retirar o lixo das ruas e praças e limpar os esgotos a céu aberto, espalhados pelos quatro cantos da cidade.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade