Foi repórter e diretor geral da Radio Novo Nordeste de Arapiraca e titular da Comarca de Piranhas, na condição de Juiz de Direito.

Conteúdo Opinativo

MDB Arapiraca: Consolidando sua vitória

08/09/2020 - 14:03
Atualização: 10/09/2020 - 09:09

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas
O vice-governador Luciano Barbosa
O vice-governador Luciano Barbosa


Na medida em que a data final para realização das convenções partidárias se aproxima, dia 16 deste mês de setembro, as conversas de bastidores se intensificam, as promessas politicas aumentam e os grupos se ajustam. Seguindo este roteiro, aparece em primeiro lugar o MDB de Luciano Barbosa e Ricardo Nezinho, tendo ambos já se ajustado politicamente devendo mesmo o vice-governador Luciano sair candidato a prefeito, com Nezinho o apoiando e indicando o candidato vice na sua chapa.

Os comentários que correm nas rodas de conversas sobre política, dão conta de que Luciano e Ricardo Nezinho, juntos, asseguram ao MDB um percentual de intenção de votos de quase 80%, o que lhes garante uma possível vitória eleitoral massacrante, garantindo ao vice-governador o seu terceiro mandato, como Prefeito do maior, mais progressista e mais importante município do Estado de Alagoas.

Tem-se, pois, que a situação eleitoral do MDB diante do Partido Republicanos que deverá ser o seu principal adversário no pleito de 15 de novembro vindouro, com a Prefeita Fabiana Pessoas, é de uma vantagem folgada que a cada dia aumenta, visto que Fabiana vem sofrendo uma queda de popularidade muito grande, mesmo depois do anuncio de que estaria contando com o apoio dos oito vereadores do PSDB.

Além desta situação aqui colocada, o Deputado Federal Artur Lira (PP), ao participar de uma reunião do Diretório do PSL de Arapiraca, no dia 04 passado, disse que o Partido somente deverá decidir com qual dos dois grupos políticos de Arapiraca se alinhará nas eleições vindouras, se com o Grupo do Vice-governador Luciano ou o Grupo do Deputado Severino Pessoa, no dia 14 deste mês, dizendo também que o seu apoio deverá ser dado a Luciano Barbosa, posição esta que deve ser seguida pelo PSL e pelo Progressista do Deputado Estadual Tarciso Freire, visto serem partidos comandados por Lira.

NOTAS

PROS: Silêncio sepulcral

O PROS-Partido Republicano da Ordem Social, segunda maior bancada da Câmara Municipal de Arapiraca, com cinco vereadores, Jário Marques, Presidente da Câmara, Melquisedec Oliveira, Marcos Santos, Willomaks Cândido e Thiago Magalhães, mantem-se silencioso em relação ao seu alinhamento político no pleito majoritário de novembro vindouro. O partido, que é comandado pelo Senador Fernando Collor, não deverá se compor na majoritária com o MDB de Luciano Barbosa, visto que é do MDB que poderá sair o maior adversário de Collor na sua reeleição para o Senado, em 2022. 

Acredita-se, pois, que dificilmente Collor alimentará seu eventual adversário político fortalecendo o MDB, em Arapiraca. Justiça: Coeficiente eleitoral Informações oriundas da 22ª Zona Eleitoral e da 55ª Zona Eleitoral de Arapiraca, dão conta de que 90.899 eleitores estarão habilitados a votar na 22ª Zona e 52.329 na 55ª Zona, no pleito do dia 15 de novembro. Desta forma, Arapiraca tem hoje um contingente eleitoral de 143.228 eleitores, para serem disputados pelos candidatos a Prefeito e a Vereadores deste município. Assim, tomando-se como base o percentual de 23,24% de abstenção, votos nulos e votos em branco, registrado no pleito de 2016, o coeficiente eleitoral de Arapiraca, neste pleito, será de 5.789 votos.

PSL: Buscando duas vagas

Entusiasmado com a possibilidade da vinda do Presidente Jair Bolsonaro a Arapiraca, em outubro vindouro e a orientação e apoio do Deputado Federal Artur Lira (PP), os 29 candidatos a vereador do PSL prometem suar a camisa, como pediu o Deputado Lira na reunião da última sexta-feira, 04, para conseguir 12 mil votos, possibilitando ao partido eleger dois, dos 19 futuros vereadores da terra do fumo.

PSDB: Cunha não convence Moacir (01)

Acuado com a dissidência que rachou o PSDB de Arapiraca e o rumo tomado pelo seu Diretório Municipal, presidido pelo Advogado Moacir Neto, o Senador Rodrigo Cunha, Presidente Estadual do Partido, apressou-se em se reunir com Moacir, objetivando demover a família Teófilo do apoio já declarado ao vice-governador Luciano Barbosa (MDB), pré-candidato a Prefeito de Arapiraca, no pleito de novembro vindouro.

PSDB: Firmeza que enfraquece Cunha (02)

A conversa do Senador Cunha, com Moacir, foi infrutífera e, desta forma, a família do ex- prefeito Rogério Teófilo, recém falecido, muito ressentida com a Prefeita Fabiana, seu marido Severino e com o seu grupo político, permanece firme no seu apoio à candidatura de Luciano Barbosa, cuja aprovação do eleitorado arapiraquense, somado ao apoio de Ricardo Nezinho, chega a quase 80% de intenção de votos.

Freire: A ordem é do Lira

Após publicar nota dizendo que seu partido, o Progressista, terá candidato própria a Prefeito de Arapiraca, nas eleições de novembro e dizer que não apoia “de jeito nenhum” o vice-governador Luciano Barbosa (MDB), como candidato a Prefeito do município arapiraquense, o Deputado Estadual Tarciso Freire, silenciou e passou a não atender ligações telefônicas e mensagens que lhes são enviadas. 

O Silêncio de Freire, deve-se, certamente, ao fato de que o Deputado Artur Lira (PP), não lhe indicou ainda qual será o rumo que o Progressista tomará na eleição de Prefeito de Arapiraca, devendo esse rumo ser no sentido de apoiar a candidatura de Luciano Barbosa, exatamente o nome que Freire diz que se recusa terminantemente a dar apoio.

Pessoa: Popularidade em queda livre

A repercussão negativa da intriga visceral travada pela Prefeita Luciana Pessoa e seu marido Deputado Federal Severino Pessoas, ambos do Partido Democratas, com o falecido Prefeito Rogério Teófilo (PSDB), na medida em que se próxima o pleito eleitoral de novembro, quando a Prefeita disputará sua reeleição, aumenta muito ao ponto de atualmente a sua reputação política está numa visível baixa, o que poderá levar o seu grupo político, liderado pelo seu marido, á uma derrota humilhante.

CEMFRA: Denúncia de abandono (01)

O CEMFRA-Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca, habilitado desde 2013 pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual, sendo considerado um centro de alta complexidade, chegou a trabalhar com equipes multidisciplinares envolvendo Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Neuropediatras, ortopedistas, Neurologistas, Nutricionistas, reunindo cerca de 100 profissionais, prestando um serviço de excelente qualidade à população de Arapiraca e dos municípios circunvizinhos.

CEMFRA: Denúncia de abandono (02)

A informação que se tem hoje é de que o CEMFRA está sucateado, o corpo de servidores está reduzido a certa de um terço do que tinha antes, atualmente não se está entregando mais órteses e próteses, a piscina de hidroterapia não está funcionando e o seu prédio está praticamente abandonado. Parece que está na hora da prefeita Fabiana mandar o pessoal da Secretaria da Saúde dar uma passadinha por lá.

Pandemia: Comércio e ruas movimentadas (01)

Pelo menos nas cidades de Arapiraca e Coruripe a vida das pessoas está voltando à normalidade. Casas comerciais com suas portas abertas e funcionando normalmente, tanto numa, como na outra cidade, ruas muito movimentadas. Portanto, o cotidiano da população das cidades do interior de Alagoas, está voltando ao que era antes dos decretos isolacionistas do Governador Renan Filho.

Pandemia: Comércio e ruas movimentadas (02)

Quanto a Covid19, os atendimentos estão se reduzindo cada vez mais, a cada dia, de sorte que já não se tem mais tanto medo de que haja um colapso no sistema hospitalar o que dá, de certa forma, uma boa tranquiliza as autoridades sanitárias dessas cidades, bem como aos seus gestores e à população de um modo geral.

Ciclismo: Acostamentos melhores

O ciclismo tem crescido muito nesses últimos anos no Brasil e hoje chega a ser considerado uma “febre” que nem o isolamento social imposto pela pandemia da Covid19, conseguiu impedir que os ciclistas pedalassem com regularidade pelas cidades e estradas brasileiras. Em Alagoas não é deferente do resto do País, os grupos de ciclistas são cada mais maias numerosos e, em regra, suas reclamações são por conta dos péssimos acostamos das nossas rodovias. Portanto, vai aqui uma solicitação ao Governador Renan Filho, no sentido de que ele determine ao Diretor do DER que, pelo menos, mande capinar o mato que toma conta dos acostamentos das nossas estradas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato