Foi repórter e diretor geral da Radio Novo Nordeste de Arapiraca e titular da Comarca de Piranhas, na condição de Juiz de Direito.

Conteúdo Opinativo

PSDB: Brigas e interesses pessoais

04/09/2020 - 15:17
Atualização: 04/09/2020 - 16:36

ACESSIBILIDADE

Itawi Albuquerque
Ex-governador e ex-senador Teotônio Vilela Filho
Ex-governador e ex-senador Teotônio Vilela Filho

A briga interna do PSDB de Alagoas, que aliás vem acontecendo há algum tempo e cujo resultado já teve como consequência o isolamento e o silencio sepulcral do ex-governador e ex-senador Teotônio Vilela Filho, que já foi uma das maiores e mais respeitadas expressões PSDBistas, a nível de Brasil, e desfiliação do Prefeito de Maceió, Rui Palmeira, que era considerado uma importante liderança do PSDB alagoano.

Com a perda desses dois importantes ícones da política alagoana, restaram no partido o novel Senador Rodrigo Cunha e a Deputada Federal Tereza Nelma. Tem-se que, com essas perdas, a exclusão do Teo, das decisões partidárias e a desfiliação de Rui, o PSDB de Alagoas, que já não tinha uma destaca importância política no senário estadual, diminui-se mais ainda, principalmente, diante da falta de entendimento entre as lideranças restantes, cuja briga pessoal se tornou pública, com troca de ofensas mutuas. 

Diante desta realidade, o que os alagoanos estão assistindo é uma deprimente briga por espaço político, para fortalecimento dos projetos políticos pessoais de futuro, tanto de Cunha, quanto de Nelma, tendo-se como pano de fundo uma vaga de Senador nas eleições de 2022 e a cadeira do Governador Renan Filho, ainda neste mandato e no mandato futuro. É de se destacar, finalmente, o fato de que além dessa encrenca entre Cunha e Nelma, a
lerdeza nas decisões político partidárias do Senador, em relação à disputa política em Arapiraca, praticamente acabou o PSDB neste município. 

A constatação do fim deste partido está no fato de que os seus oito vereadores, pelo menos até o momento, embora nos bastidores se diga que essa situação se modificar a qualquer instante, estão alinhados com a Prefeita Fabiana e seu marido Severino Pessoa (Republicanos), enquanto Moacir Neto,presidente do Diretório Municipal, e o restante do destroçado PSDB, desafiando Cunha, estão firmes com Luciano Barbosa.

PSDB: O gigantismo do Cunha

O Senador Rodrigo Cunha, tem mostrado pouca ação parlamentar no exercício do seu mandato, em benefício do povo brasileiro e em especial dos alagoanos, entretanto, dentro do seu partido, o PSDB, o novel senador mostra ser um gigante invencível. A primeira grande demonstração dessa força partidária, deu-se quando ele levou o Prefeito Rui Palmeira a se desfiliar do partido e a sua mais recente prova de força tem como vítima a Deputada Federal Tereza Nelma que da noite para ao dia, viu-se destituída da função de Presidente do Diretório Municipal do PSDB de Maceió.

PSDB x MDB: Aliança pode ser rompida

A aliança do PSDB de Arapiraca, presidido por Moacir Neto, com o MDB de Luciano, está mantida, segundo uma fonte PSDBista, que diz ainda essa fonte que o Senador Rodrigo Cunha, Presidentes Estadual do Partido, não se posicionará em favor dessa aliança, visto que não tem sintonia com o MDB e, por fim, diz que não acredita que Cunha solicite intervenção da Executiva Nacional, no Diretório de Arapiraca, já que ele não tem poderes regimentais para fazêlo, na condição de Presidente Estadual do partido. RESTA ESPERAR PARA VER.

MDB: Candidatos indefinidos (01)

Embora Luciano Barbosa reafirme que a sua condição de pré-candidato a Prefeito de Arapiraca se mantem e que continua trabalhando nesta direção, o Governador Renan Filho, certamente, em comum acordo com seu pai Senador Renan, dão sinal de que assumirão o comando PMDbista em reação ao candidato a Prefeito de Arapiraca, o que poderá levar Luciano a continuar como Vice-Governador do Estado, devendo então outro nome ser lançado a partir da convenção partidária que deverá acontecer no dia 15 deste mês.

MDB: Nezinho mantem espeça (02)

O Deputado Ricardo Nezinho, diz que mantem esperança de ser indicado pelo seu partido como candidato, reafirmando, entretanto, que se Luciano for mesmo oficializado o candidato do MDB ele manterá sua palavra e votará no seu companheiro de partido. A pré-candidatura de Luciano começou a ser atacada pelos seus adversários políticos, tendo a Vereadora Gilvânia Barros, pré-candidata a Prefeita de Arapiraca pelo Solidariedade, dito, em entrevista a uma emissora de rádio local, que a candidatura de Luciano é “um esperdício grande...e a posição estratégica de Arapiraca empobrece, porque deixamos de ter um governador da terra por quase um ano” e a vereadora concluiu dizendo que “...Arapiraca não poder ser o plano B de ninguém, por falta de uma solução palaciana.”

FREIRE: Candidatura mantida

Em conversa com Deputado Tarciso Freire (Progressistas), o mesmo me disse que sua précandidatura a Prefeito de Arapiraca está mantida e que fará valer os 23.850 votos obtidos na eleição passada (2016), ficando em terceiro lugar na disputa que teve, praticamente um empate entre Rogério e Ricardo Nezinho, 40.389 votos o primeiro e 40.130 votos o segundo. Tarciso assegura que não apoiará a candidatura de Luciano Barbosa (MDB), “...em hipótese alguma...”, e adianta, “...já disse isso ao próprio Luciano, que já esteve duas vezes na minha casa quando eu disse isso pessoalmente a ele”. Freire finaliza a conversa dizendo que, caso o candidato do MDB seja Ricardo Nezinho ele não será candidato e que ainda manterá uma conversa com o Deputado Federal Artur Lira (PP), que controla o partido em Alagoas.

Candidaturas postas: Mudanças de lado

O quadro de apoios políticos que se tem anunciado até o momento, certamente, sofrerá mudança quando da formalização e anuncio das candidaturas. Em relação aos Pessoa, Prefeita e Deputado Federal, o coordenador e líder do político do Grupo, Deputado Severino (Democratas), quando indagado por mim sobre o andamento da candidatura da sua esposa, limitou-se a dizer que está trabalhando para fortalecer seu grupo e que nomes como o da Vereadora Gilvânia Barros (Solidariedade) e outros, são muito bem-vindos.

CESMAC: Redução inexistente (01)


Estudantes de Medicina do CESMAC, inconformados a sua direção, ingressaram com ação na
justiça alagoana, pleiteando redução no valor das mensalidades, R$ 7.549,69, visto que tentaram
essa redução administrativamente e não conseguiram. Os alunos afirmam que ficaram quatro meses sem ter aulas presencial e nem remotas, entretanto a Faculdade continuou lhes cobrando mensalidade cheia. Os estudantes mostram-se desesperados e revoltados com a direção da Escola que está, segundo eles, cobrando por um serviço que não está sendo prestado, dizem que suas esperanças estão depositadas no Poder Judiciário, esperando que essa resposta não demore mais.

CESMAC: Redução inexistente (02
)

Um grande número de faculdades Brasil a fora, ao terem seus serviços reduzidos por conta do isolamento social, deixando de ministra aulas presenciais, reduziram as mensalidades dos seus alunos. Como exemplo cita-se a famosa Universidade Nove de Julho, de São Paulo, que reduziu sua mensalidade em 15% e a renomada Faculdade de medicina de São José do Rio Preto, FACERES, que reduziu a mensalidade desde o ano passado e assim muitas outras seguiram essa linha. Aqui o CESMAC reluta em reduzir sua mensalidade e briga na justiça para não o fazer. Que tal o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Desembargador Tutmés Airan, buscar uma solução justa
para esse alunado através de uma audiência de conciliação? Que tal ?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato