Foi repórter e diretor geral da Radio Novo Nordeste de Arapiraca e titular da Comarca de Piranhas, na condição de Juiz de Direito.

Conteúdo Opinativo

Arapiraca: Indefinição MDBista

31/08/2020 - 12:05
Atualização: 31/08/2020 - 14:49

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Vice-governador Luciano Barbosa
Vice-governador Luciano Barbosa

Negando ter havido quebra de compromisso ou acordo firmado com o Deputado Ricardo Nezinho (MDB), em relação à candidatura de Prefeito de Arapiraca, o Vice- governador Luciano Barbosa (MDB), afirma que no início deste ano conversou com o Deputado, quando acertaram que ele, Luciano, seria o candidato do partido, cabendo a Nezinho indicar o candidato a vice-prefeito.

Essa fala de Luciano é confirmada por Nezinho, que diz, permanecer fiel ao vice- governador, votando nele para Prefeito de Arapiraca. Afirma, entretanto, que não aceitará a substituição de Luciano pelo seu filho Daniel Barbosa ou por outro nome qualquer, visto que, segundo Nezinho, ele é o candidato natural do MDB, em face de ter disputado o pleito passado, quando perdeu a eleição para falecido Prefeito Rogerio Teófilo (PSDB), por 259 votos. 

Já Luciano assegura que o nome de Daniel, MDB, foi sugerido pelo Governador Renan Filho, que prefere Luciano na vice-governadoria do Estado. Com a rejeição de Ricardo Nezinho ao nome de Daniel, Luciano diz ter decidido retirar o nome do filho e assumir a candidatura, dizendo que Daniel somente seria candidato se o Deputado Ricardo Nezinho concordasse, indicando inclusive um nome para compor a chapa, na condição de vice.

O fato é que não se tem certeza, por mais que Luciano verbalize, se será mesmo ele o candidato a Prefeito de Arapiraca ou se de repente o MDB, cujo mando é de Luciano, decida na convenção partidária, que deverá acontecer em 15 de setembro, que nem Daniel e nem Nezinho serão candidatos do partido, homologando um terceiro nome do agrado do Vice-governador, já que Barbosa continua na certeza de que qualquer candidato apoiado por ele terá eleição garantida.

Assistindo é essa disputa interna do MDB, a prefeita Fabiana Pessoa e o Deputado Federal Severino Pessoa, ambos do Republicanos, seguem calados e, nos bastidores, vão conseguindo apoios importantes, a exemplo dos oito vereadores do PSDB que deverão receber a “benção” do Presidente Estadual do Partido, Senador Rodrigo Cunha. Correndo por fora está o Deputado Tarciso Freire (Progressistas), anunciando que lançará candidato próprio, embora poucos acreditem que Freire materializar essa sua ameaça, sem a ordem do Deputado Federal Arthur Lira. 

Por sua vez, a Vereadora Gilvânia Barros (Solidariedade) toca sua campanha entusiasmada com a sua boa colocação nas pesquisas feitas pelos diversos grupos políticos, com interesse no pleito vindouro.

Coringa: Objeto de desejo político

Com uma vaga aberta de candidato a vice-prefeito e ainda sem preenchimento por nenhum dos dois grupos que polarizarão as eleições em Arapiraca, no pleito de 15 de novembro, nomes de integrantes do Grupo Coringa, reconhecidamente uma grande potência econômica, financeira e eleitoral do Estado de Alagoas, surgem como o reforço político eleitoral desejado pelos dois grupos, Grupo do Governo do Estado, representado pelo vice-governador Luciano Barbosa (MDB) e o Grupo do Governo Municipal, pela prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos), acompanhada pelo esposo, Deputado Federal Severino Pessoa, também, Republicanos. 

Coringa: O vice desejado

Convites de ambos os lados foram feitos e rejeitados, acredita-se que por duas fortes razões, o silêncio do líder do Grupo, industrial e ex-prefeito de Arapiraca, José Alexandre, que tem insistido em dizer que não participa de nenhum pleito eleitoral e nem permite que seus filhos ou seus sócios também participem. A outra forte razão é a relação de parentesco existente entre membros tanto de um grupo, quanto do outro. No Grupo Político do Vice-governador Luciano Barbosa (MDB), que tem o Deputado Ricardo Nezinho como sua segunda mais importante liderança, a relação de amizade está ligada ao ex- deputado Marcelino Alexandre, filho de José Alexandre e sócio do Grupo empresarial liderado pelo seu pai, que é casado com a empresária Raulene Santos, irmã do Deputado. 

Coringa: Laços de parentesco

Por sua vez, os laços de parentesco e afinidade de integrantes do Coringa, com o Grupo político da Prefeita Fabiana Pessoa e do seu marido Severino Pessoa, é mais forte, na medida em que o Industrial Luiz Alexandre, filho do José Alexandre, é casado com Quitéria Pessoa, prima do Deputado Severino e, mais, a empresaria Sedna Pessoa Nunes, viúva do comerciante Nebinha Nunes, irmão de José Levino e Adelmo Nunes, sócios do Grupo Coringa, é irmã do Deputado Severino Pessoa. Por fim, o arquiteto e urbanista Várany Kelthone, filho de Adelmo Levino, o mais importante Diretor do Grupo Coringa, era Secretário de Infraestrutura do Município na gestão de Rogério Teófilo, sendo reconduzido a esse cargo pela Prefeita Fabiana Pessoa. 

Eleição 2020: Forças políticas externas 

O Senador Fernando Collor (PROS), com seus seis vereadores, ainda não definiu para qual dos Grupos políticos que disputarão a Prefeitura de Arapiraca, encaminhará seus aliados. Acredita-se que Collor apoiará a Prefeita Fabiana Pessoa, uma vez que do grupo do Vice-governador Luciano Barbosa (MDB), deverá sair o seu mais forte concorrente na disputa pela sua reeleição para o Senado Federal, no próximo pleito. O Deputado Federal Artur Lira (PP), é outra força política eleitoral externa com muita influência neste município, que também não decidiu qual dos dois grupos apoiará. Entretanto, sendo Lira o líder do Centrão na Câmara dos Deputados e a maior liderança política atual de Alagoas, junto ao Governo Federal, imagina-se que seu apoio será dado à Prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos), visto que o grupo de Luciano (MDB) é adversário capital do Presidente Bolsonaro. 

Eleição 2020: Canuto x Luciano 

O advogado Claudio Canuto (Patriotas), mantem-se firme na sua campanha política para Prefeito de Arapiraca. Canuto é o segundo filho natural de Palmeira dos Índios que busca chegar à chefia do Poder Executivo arapiraquense. Seu conterrâneo Luciano Barbosa (MDB), cuja trajetória política é seguida por Claudio, para ser eleito a primeira vez Prefeito de Arapiraca contou com o carisma, o corpo a corpo e o enorme contingente eleitoral que tinha Célia Rocha, coisa que parece faltar ao candidato do Patriotas, o que poderá inviabilizar a sua sonhada eleição. 

Miaí de Baixo: Ondas fortes e praia suja 

De uma grande beleza, a praia do Miaí de Baixo, um dos mais disputados endereços turísticos da orla marítima de Coruripe, que tem ainda a disposição dos turistas as belíssimas praias do Miai de Cima, Pontal do Coruripe, Lagoa do Pau, dentre outras, é um lugar inigualável para o descanso, anotando-se, entretanto, que as suas ondas fortes e constantes requerem cuidados especiais dos banhistas, diante do perigo que representam. Em meio a essa bela obra da natureza e do perigo das suas fortes ondas, é necessário chamar a atenção do gestor público municipal de Coruripe para a poluição causada pelos visitantes irracionais que, imundos, jogam vasilhames de vitro e plástico e copos e embalagens nas arreia finas e brancas da praia, registrando-se também o trafego de motocicletas, quadrículos e carros praia a fora, pondo em risco a integridade física das pessoas, principalmente das crianças. Ah! O abuso dos proprietários de automóveis no uso dos seus equipamentos de som superpotentes é um caso de polícia, aliás mercadoria rara por essas bandas. Cabe, pois, uma campanha permanente de educação ambiental e respeito às regras sociais de convivência e uma severa fiscalização punitiva, com uso da força pública, inclusive. 

Hospital Regional: Qualidade no atendimento 

Reaberto em 1990, depois de passar dois anos fechado, o velho Hospital Regional (Sociedade Beneficente Nossa Senhora do Bom Conselho), sob a direção geral do Procurador e Justiça aposentado Dr. Geraldo Magela, Provedor da Sociedade, tem se destacado como uma excelência no atendimento aos cerca de 12 mil pacientes por mês, realizando nesse período uma média de 300 partos e 600 cirurgias. Em relação a COVID-19, o Hospital disponibilizou 18 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI. Informações prestadas pelo Diretor Médico do Regional, Dr. José Ulisses, dão conta de que o atendimento de internação de pacientes de COVID tem diminuído em cerca 50% na enfermaria e 80% na UTI, o que representa um grande alivio para a direção e o corpo técnico do Hospital, e, principalmente, para a população dos mais de 20 municípios da região do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, atendida pelo Hospital Regional de Arapiraca.

Este Blog: Aplausos

Agradeço mais uma vez aos leitores deste Blog, que têm me enviado mensagens, têm me telefonado e conversado pessoalmente comigo, parabenizando a mim e a este veículo pelo bom conteúdo jornalístico e pelo zelo com que tem sito produzidas as suas matérias e pela credibilidade que as informações publicadas transmitem para os seus leitores. A mim resta agradecer pelas generosas palavras a mim encaminhadas, mencionando aqui os nomes dos colegas jornalistas Davi Salça, Vladimir Barros, Monica Nunes, Mozart Luna, Vice- governador Luciano Barbosa, Deputado Estadual Ricardo Nezinho, Vereadora Gilvânia Barros, ex-deputado Narcizo Lúcio e o ex-presidente da Câmara Municipal de Arapiraca e ex-vereador Ted Pereira e, em seus nomes, agradeço a todos os demais leitores pelas congratulações recebidas. 

Este Blog: Ação criminosa

A nota lamentável envolvendo este Blog fica por conta da ação desrespeitosa e delinquente do editor da “portal política alagoana” que, sem autorização do veículo que publica o Blog, nem do seu Autor, simplesmente copiou todo o material publicado no Blog e colou no seu portal, cometendo furto de propriedade intelectual. Espero que o senhor editor do portal mencionado se desculpe pelo cometimento desta condenável ação e não mais volte a pratica-la.

banner

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato