Conteúdo Opinativo

Escassez de matéria prima dificulta pandemia

28/03/2021 - 14:45

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Intubação
Intubação

Por essa ninguém esperava: começa a ficar escassa na natureza a matéria prima utilizada pela indústria na produção de medicamento utilizado para ajudar o processo de intubação dos pacientes graves. Portanto, é urgente que a vacina chegue logo, e em quantidade suficiente para todos. Só ela pode nos salvar da pandemia, que afinal sempre esteve muito longe de ser uma gripezinha.

Já houve perda de tempo demais com a politização da doença. Chega! A demora na falta de consenso já matou milhares de pessoas. Enquanto os imunizantes ainda estão a caminho (em velocidade longe do ideal), proteja-se pra não ser a próxima vítima. Até porque, paralelo à lentidão, existe esse novo fator agravante: a escassez da matéria prima na natureza já compromete fabricação de medicamentos. O problema tem gerado agonia em diversos lugares do planeta, inclusive aqui, pertinho de nós. Já tem hospital sem condição de intubar. Já pensou alguém ser induzido ao procedimento sem uso da medicação preparatória, sem nada? No cru, como diz popularmente? É mais sofrido ainda.

Não está ao alcance das mãos humanas a capacidade de fazer milagre. Portanto, todo esforço que pudermos fazer para evitar adoecer ainda será pouco. Cada um se proteja, ao invés de subestimar a gravidade do momento, e culpar somente o governo. Todos nós somos culpados. Se cada um fizer bem feito a sua parte, já estará ajudando muito: evite ser contaminado pelo coronavírus. 

A doença é evitável. Não aglomere, saia somente para o que for estritamente essencial, e mesmo assim, seguindo com rigor as medidas protetivas. Cuide-se. Forme seu escudo protetor. Automaticamente também estará protegendo os outros. Lembre-se: antes de ser vacinado, quem adoecer e precisar ser intubado pode se aproximar ainda mais da morte. Salve-se quem puder... e todo mundo pode sim.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato