Conteúdo Opinativo

Start na ruína do Iprev

09/10/2020 - 08:17

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Câmara de Vereadores de Maceió
Câmara de Vereadores de Maceió

A Câmara Municipal de Maceió autorizou, por 14 X 7, na sessão do último 8/10, que o prefeito Rui Palmeira deixe de pagar a contribuição patronal ao Instituto de Previdência dos últimos dez meses. O valor mensal é de R$ 5 milhões, totalizando, portanto, R$ 50 milhões – esse é o rombo a ser assumido pelo próximo gestor.

Em termos práticos, significa que foi dada a largada no processo que vai gerar, a médio prazo, a falência do Instituto. É sempre assim que começa: os irresponsáveis promovem o débito, e depois se fazem de vítimas, quando na verdade são eles que dão o primeiro passo rumo ao caos. Quem garante que o próximo prefeito vai pagar esse rombo?

O perfil dos nossos gestores é de aversão a tudo que beneficia o servidor, daí ser grande a probabilidade de aumento do débito. Vai subir desastrosamente, até ficar de fato impagável. Depois vão dizer que o IPREV é deficitário, semelhante ao ocorrido na esfera federal, com o INSS. Por aqui, até o início do ano estava tudo quites, mas Rui Palmeira encerra seu mandado deixando esse marco histórico (mais um desmonte) que será lembrado para sempre. Deu start à ruina do Iprev.

A contribuição dos servidores continua sendo descontada e repassada (não sou servidora, mas assim espero) normalmente. Aliás, até teve aumento de 11 para 14%. O problema é apenas com o repasse da parte patronal. Mesmo a prefeitura estando com as contas em superávit, o prefeito deu seu ‘jeito’ de convencer 14 vereadores a aprovarem esse absurdo. 

Entre outras coisas, ele usou uma brecha na lei da pandemia que permite a suspensão do débito no caso de haver comprovada dificuldade financeira no município, o que não há. Os traidores e criminosos acreditam que ficarão impunes. Eles apostam na inoperância dos fiscais da lei, e na omissão do povo, que afinal, ignora tudo, nunca se informa sobre a verdade dos fatos.

Como o próximo prefeito dificilmente vai pagar o rombo do IPREV, quem vai pagar? Os servidores (minha solidariedade a eles). A categoria será prejudicada. Não haverá saldo suficiente para bancar as aposentadorias e benefícios, semelhante ao que já acontece com o AL Previdência e tantos outros institutos de previdência. Esse é o legado deixado por Rui Palmeira. 

Ah, vale lembrar que os 14 vereadores responsáveis por esse absurdo estão em campanha pedindo voto para mais um mandato. São seguintes: Aparecida Augusto, Eduardo Canuto, Fátima Santiago, Zé Márcio, Ana Hora, Ib Breda, Kelmam Vieira, Mauro Guedes, Samyr Malta, Simone Andrade, Silvana Barbosa, Chico Filho, Luciano Marinho e Antônio Holanda (o único fora da campanha, mas pede voto para o filho). Importante conscientizar a população.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato