colunista

Elias Fragoso

Economista, foi prof. da UFAL, Católica/BSB, Cesmac, Araguaia/GYN e Secret. de Finanças, Planej. Urbano/MCZ e Planej. do M. da. Agricultura/DF e, organizador do livro Rasgando a Cortina de Silêncios.

Conteúdo Opinativo

A história da corrupção em Marte

26/06/2022 - 08:01

ACESSIBILIDADE

Shutterstock
Marte, o planeta vermelho
Marte, o planeta vermelho

Se você residisse numa cidade onde uma empresa que gera menos de 1% da riqueza do estado; emprega 0,1% das pessoas que trabalham com carteira assinada; que não paga impostos e ainda recebe incentivos fiscais irregulares do seu estado e que, durante os 20 anos de existência da tal empresa, o estado onde você mora com sua família tenha sofrido uma redução gigantesca do seu PIB, de quase 50%?!!!

E se a tal empresa ainda por cima tivesse provocado um megadesastre que destroçasse uma região inteira da sua cidade eliminando da face da terra quatro bairros e parte de um quinto, expulsando de suas casas 60 mil pessoas, 5 mil empresários e empresárias de suas empresas, eliminando 10 mil empregos e que, ainda por cima, quatro anos depois, continuasse a negar ser a responsável pela tragédia e nada ter pago das quase duas dezenas de bilhões de reais de prejuízos materiais e imateriais causados a sua cidade e ao seu estado?

E, se, além disso, ela continuasse sem pagar o que deve a mais de 2 mil pessoas que tiveram suas casas destruídas, e se valendo de um diploma legal altamente questionável para não renegociar os valores que as pessoas expulsas de suas casas e empresas alegam ter direito?

Seria o caso de pensar, né, qual é o condão “mágico” que ela usa para, mesmo causando tantos males ter – estranhamente – do seu lado quase toda a classe política, os dois executivos envolvidos com o problema o municipal e o estadual apoiando-a veladamente e se escondendo na hora de enfrentá-la para resolver o megaproblema que a tal empresa causou na sua cidade, o lugar onde você vive com sua família; E cujo judiciário tem fechado – in limine – as portas aos reclamos da sua população.

E se você souber que a prefeitura da sua cidade aderiu por debaixo dos panos a um acordo que apenas interessa à empresa, e que em tudo é contrário à sua cidade? E se você também souber que os candidatos nas próximas eleições a governador do seu estado fogem do tema como o diabo foge da cruz, sonhando com os recursos de “apoio político” da tal empresa para ser contra os seus interesses e da sua família e contra os interesses da sua cidade?

Certamente se algum terráqueo lesse essas toscas linhas decerto nada entenderia. Afinal na terra essas coisas não acontecem. Agora você cidadão comum de Marte, a quem me dirijo, que paga seus impostos e sonha com um futuro que nunca chega - deve estar chocado, né? Eis aí por que o futuro róseo que você e todas as pessoas de bem do seu planeta esperam, só chega para alguns. Para os que são contra seus interesses e os interesses da sua cidade. Para aqueles que defendem a indefensável empresa e seu modus operandi cinzento.
Tomara que os marcianos nunca cheguem por aqui para nos corromper!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato