colunista

Elias Fragoso

Economista, foi prof. da UFAL, Católica/BSB, Cesmac, Araguaia/GYN e Secret. de Finanças, Planej. Urbano/MCZ e Planej. do M. da. Agricultura/DF e, organizador do livro Rasgando a Cortina de Silêncios.

Conteúdo Opinativo

Quem defende as atitudes da Braskem em Alagoas?

13/06/2022 - 14:35

ACESSIBILIDADE

Extra/Arquivo
Braskem em Maceió
Braskem em Maceió

A Braskem, do grupo Odebrecht, esteve envolvida até o pescoço nas falcatruas apuradas na Operação Lava Jato aqui e nos EUA. Para se livrar dos malfeitos na terra do Tio Sam (aonde corruptor vai mesmo pra cadeia), gastou milhões de dólares para livrar a cara dos dirigentes e continuar atuando por lá, prometendo passar a operar com ética e transparência corporativa.

Mal saída dos acordos no Brasil e EUA, a empresa “voltou com tudo” vendendo ao mercado a fake de que é uma corporação ESG, a sigla da moda no mundo dos negócios que serve para indicar empresas com negócios sustentáveis, com ações socialmente responsáveis e gestão corporativa transparente e cidadã. Logo ela, que acabou de se livrar de condenação ao custo de muitos bilhões, que é uma das maiores fornecedoras de matéria-prima para a produção de plástico, a maior praga poluidora do planeta, e uma empresa que acabou com uma região inteira de Maceió, e cuja gestão, definitivamente, não é transparente, ética ou cidadã.

Daí a “partir com tudo pra cima” de Maceió foi um pulo, engendrando um acordo altamente contestado (é voz corrente entre juristas a necessidade da sua ampla reformulação) com o MPF, que só a ela interessa. Acordo, diga-se, sem a presença da Prefeitura de Maceió, do governo do Estado e dos representantes dos 55 mil expropriados. Pode isso, José?

O acordo a fez “prefeita de Maceió” sem ser. Com responsabilidade para planejar ambiental, social e urbanisticamente o futuro das áreas atingidas (atribuição privativa da Prefeitura de Maceió que, além de não contesta-lo, recentemente aderiu ao mesmo de forma escandalosamente secreta). O tal “acordo” com o MPF é utilizado pela Braskem como escudo para as diatribes que comete contra Maceió e seu povo. E nesse sentido ela não tem limites.

Uma das “pérolas” do tal acordo: a Braskem não apenas desconsiderou as empresas locais, como – pasmem! – indicou nominalmente cada empresa que iria confeccionar os planos socio-urbanísticos e socioambientais e, achando pouco, estipulou valores multimilionários a elas pagos (dezena de vezes maiores que os cobrados pelas melhores consultorias do mundo por serviços semelhantes). Uma vergonha, um despautério!

Mais à frente, outra arapuca da empresa, que ela chamou de “escuta pública” para aprovar o “trabalho” feito a toque de caixa por suas contratadas (rechaçado pela prefeitura pela rasa qualidade técnica, antes de estranhamente aderir ao acordo). Só parou quando flagrada ao tentar realizar reunião “biônica” com claque própria para aprovar o tal “plano socio-urbanístico”

Frustrada na maracutaia, não se deu por vencida. Semana passada de forma cavilosa insinuou-se em reunião da Federação da Indústria de Alagoas e apresentou – disfarçada sob outro nome – a mesma proposta socio-urbanística já refugada por inepta pela prefeitura. Próximo passo? Enfiar goela abaixo dos maceioenses – como fato consumado – mais esta trolha, e comunicar ao mercado que cumpre o acordado com o MPF, sempre usado indevidamente como escudo. No fim da reunião, a FIEA conclamou os presentes a fechar apoio em torno da Braskem – batendo de frente com os interesses de Maceió e dos maceioenses.

A Braskem representa menos de 1% do PIB do estado; sempre recebeu incentivos fiscais (mesmo faturando 100 bilhões de reais) da pobríssima Alagoas; destruiu uma região de Maceió e não pagou; quase não paga impostos (menos de 1% da receita total do estado), emprega apenas 0,14% da força de trabalho ativa e há 4 anos não paga o que deve a Alagoas e às pessoas expulsas de suas casas e empresas. Mesmo assim, é defendida pela parte tosca do empresariado e por boa parte dos políticos. Quintas-colunas! Tá na hora dos nomes...

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato