colunista

Elias Fragoso

Economista, foi prof. da UFAL, Católica/BSB, Cesmac, Araguaia/GYN e Secret. de Finanças, Planej. Urbano/MCZ e Planej. do M. da. Agricultura/DF e, organizador do livro Rasgando a Cortina de Silêncios.

Conteúdo Opinativo

Aonde leva um voto errado

01/12/2021 - 15:58

ACESSIBILIDADE


Há tempos alertamosque se não fosse dado um basta na “bagaceira” promovida pelo (des) governo Bolsonaro, a coisa iria “para o ralo”. A um ano do fim do governo, não hámais tempo para consertar os erros crassos na economia, nem a corrupção avassaladora de sua parceria com o Centrão. O estrago está feito. E Bolsonaro vai colher em 2022o que plantou nesses três anos de incúria que levaram o país à lona e o povo brasileiro ao sofrimento que está à vista.

A desorganização estruturaldo país agora cobra seu preço em termos de inflação alta (10,3% a.a.) “feradomada” há mais de duas décadas ao custo de enormes sacrifícios da população. Para noçãodo estrago que elavai provocar na renda do brasileiro e no faturamento das empresas em 2022, a CNC- Confederação Nacional do Comércio informa que em apenas dois meses de 2021 (entre a Black Friday e o Natal deste ano), o comércio vai deixar de faturar 44,5 bilhões de reais por conta da perda de renda das famílias para a inflação.
A bagunça vai longe: a economia brasileira vem há dois trimestres (2º e 3º) em recessão técnica, com o PIB crescendo negativamente. O país está estagnado. Mas ao invés de medidas para reduzir o problema, Bolsonaro vai implodir o teto de gastos em nome de acordos corruptos-eleitoreiros e de um programa-esmola que poderia ser realizado sem que fosse necessário arrebentar o último pilar de sustentação da saúde da economia.

Em 2022 – já alertamos aqui – o Brasil caminha para uma estagflação, o “quinto dos infernos” para empresas e pessoas.E, sem muito alento para soluções. Afinal, o ano que chega será de eleições e todos sabem que governantes do naipe do que aí está irão fazer com a coisa pública em seu beneficio. Para piorar a situação, a projeção da inflação/2022 já quase supera a meta do BC e as estimativas para 2023 e 2024 estão acima das do BC.Tem mais...
A taxa de juros dos EUA que vai subir para conter a inflação gerada pelo enorme aporte de recursos na economia na pandemia e a falta de matéria prima no pós-covid já está precificada pelo mercado brasileiro, mas a desarrumação gigante desse governo incompetente pode tornar o que é muito ruim para o país em muito pior.
Alimentando ainda mais a inflação no Brasil, a valorização do dólar em relação ao real, elevando ainda mais a nossa taxa de juros já muito alta. E aí, adeus veleidade de recuperação econômicanos próximos anos, mesmo se elegermos um governo responsável, porque se der o Bozo ou o cafajeste petista, vamos sofrer consequências econômicas negativas durante – no mínimo – uma década a mais.

Agora, temos que alertar que governos irresponsáveis como o que aí está se aproveitam da inflação alta (aumenta a arrecadação à custa de mais empobrecimento da população, do aumento do já gigante desemprego e do crescimento da fragilidade das empresas) para incrementar ainda mais os gastos eleitoreiros – o que certamente já está fazendo Bolsonaro – piorando (como vimos acima) as expectativas da inflação para os anos vindouros e a avaliação do risco-país, que encarece o custo do dinheiro externo e, pior, obsta seu fluxo para o país.

Anotem aí: 2022 será tão desastroso para o Brasil e sua gente quanto foi 2016. É no que dá votar em figuras como Bolsonaro ou Lula ou em seus acólitos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato