colunista

Elias Fragoso

Economista, foi prof. da UFAL, Católica/BSB, Cesmac, Araguaia/GYN e Secret. de Finanças, Planej. Urbano/MCZ e Planej. do M. da. Agricultura/DF e, organizador do livro Rasgando a Cortina de Silêncios.

Conteúdo Opinativo

Ninguém merece!

25/10/2021 - 17:00

ACESSIBILIDADE


A OCDE acaba de divulgar estudo com projeções de longo prazo para o Brasil. Ela é aquela organização que reúne os países mais ricos do mundo que o Brasil no final do governo Temer fincou um pé dentro (faltava ajustes em relação ao nosso mais que competitivo agronegócio, já que os europeus temiam ser engolidos) e que Bolsonaro e sua trupe de aloprados incompetentes, para dizer o mínimo, foram cortesmente “desconvidados” de participar, bem na linha da diplomacia “luva de pelica”, pra não sentir a tapa na cara que tomou.

Pois bem, essa mesma e respeitada mundialmente OCDE, acaba de tirar do forno estudo sobre o desempenho do Brasil nos próximos 40 anos, e a notícia não é boa. Aliás, é péssima. O crescimento médio anual do PIB previsto para o país entre 2020 e 2030 é de mero 1,1% e entre 2030 e 2060, de 1,4%. Continuamos no nosso voo conhecido. O da galinha.

Uma repetição dos últimos 40 anos, quando o PIB brasileiro cresceu em média 1,1% a.a. Uma tragédia sem limite. Pois é isso que vamos repetir nos próximos 40 anos. Para efeito de ilustração, a OCDE comparou o padrão de vida de alguns países. O Brasil representa, hoje, 23% do padrão de vida americano e a organização projeta que em 2060, daqui a 40 anos, vamos chegar a 27% do padrão de vida dos ianques. Um infra crescimento!

O estudo (The Long Game: Fiscal Outlooks to 2060 Underline Need For Structural Reform) afirma que se os BRICS (China, Brasil, Índia, México e África do Sul) lograrem realizar reformas em direção à melhor governança, avançar na qualidade da educação, promover reforma comercial liberalizante, e melhorar a produtividade dos fatores, o impacto disso no padrão de vida pode ser entre 30% a 50% maior em relação ao desempenho previsto para 2060.

E o que isso tem a ver com as próximas eleições? Bem, é só ver o que os dois principais candidatos (no cenário de hoje) andaram aprontando como presidentes da República. O atual, bem do atual não há mais nada a dizer, é orar pra ver se ele não piora ainda mais as coisas que já estão pra lá de ruins antes de sair. 

E o “outro”, me recuso a escrever seu nome, além de saquear e ajudar a saquear todos os cofres da Nação que foi encontrando à sua frente, entregou irresponsavelmente o governo a uma analfabeta funcional que acabou de “arrasar o quarteirão” brasileiro. Quebraram miseravelmente o país.

Alguém aí acredita que um dos dois será capaz de fazer este país sair da merda em que eles o enfiaram? Ninguém merece isso!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato