colunista

Elias Fragoso

Economista, foi prof. da UFAL, Católica/BSB, Cesmac, Araguaia/GYN e Secret. de Finanças, Planej. Urbano/MCZ e Planej. do M. da. Agricultura/DF e, organizador do livro Rasgando a Cortina de Silêncios.

Conteúdo Opinativo

Faltam estadistas

01/07/2019 - 15:25
Atualização: 01/07/2019 - 15:33

ACESSIBILIDADE


O Brasil, alguém já disse, é o país do futuro (embora o grande Millôr Fernandes afirmasse que é o país do faturo). Futuro que nunca chega. Há séculos. A não ser para os mesmos de sempre. Na verdade isso sempre foi conversa “babada” da classe política para ir engabelando o povo enquanto se locupletavam de tudo. Aliás, como disse um exemplar da classe – Geraldo Alckmin ex-governador de SP – qualquer político rico é ladrão. É só checar o seu, eleitor...
Aí chegaram a Lava Jato e as redes sociais. E as “vestais” da política ficaram nuas. Toda cúpula do PT presa, 3 presidentes de partidos presos, vários governadores, centenas de prefeitos, mais de duas centenas de senadores e deputados federais e estaduais e uma multidão de vereadores respondem a processos na justiça (não foram presos por que se auto protegem por detrás da suja imunidade parlamentar).
Recente, o cidadão fez uma limpa em parte significativa das casas legislativas deste país, além do governo federal e em vários estaduais. Muito ladrão treme só em pensar no que pode lhes acontecer agora sem imunidade (enquanto outros dão graças por ter se livrado dessa “penitência” ao comprarem suas reeleições e mantido a santa imunidade).
Pois bem, passados 6 meses, o que vemos? No congresso nacional o Centrão se reagrupar e engolir o governo federal com suas pautas escusas frontalmente contrárias aos interesses da Nação e do povo (o mesmo se dá nos “Centrinhos” das assembleias legislativas estaduais e nos “mini centrinhos” das milhares de câmaras de vereadores deste país). A vanguarda do atraso, do crime, das traficâncias e do “no meu ninguém mexe” está mais que nunca ativa. O resto? que se lixe!
Os governadores embora com seus Estados quebrados, lutaram até a undécima hora para tirar o corpo de suas responsabilidades na aprovação da reforma da previdência. Não queriam “se queimar” perante os eleitores por acreditarem que as mentiras plantadas pelo PT e seus satélites no tocante aos malefícios da reforma ainda seriam válidas (SIC!). Atestado maior da distância entre esses “deuses” e seus representados que só querem sair do sufoco em que foram jogados. Além desse desserviço, fizeram o de sempre nesses 6 meses: nada. Ou quase. A saúde continua matando o pobre, a violência crassa. A desesperança aumenta.
O povo esperava muito do novo governo federal de onde também não saiu nada até agora (a não ser muita intriga). Faltam estadistas a este país. Nós não sairemos dessa maldita pasmaceira com figuras como as que aí estão. Precisam ser derrotados nas próximas eleições. Chega de extremismos e de roubalheira. É preciso limpar a área. Trazer para a cena pessoas capazes de chocalhar este país. De renovar as esperanças da Nação. De apresentar propostas que indiquem o rumo traçado para sairmos dessa.
Chega de bandidos, precisamos de gente de bem em todos os níveis de governo: federal, estadual e municipal, de pessoas capazes tecnicamente, sensíveis às necessidades da população e firme para com a bandidagem que pulula nesse meio (e nos demais setores públicos). Não precisamos de messiânicos, nem dos mentirosos e incompetentes de sempre. Precisamos de outros Juscelinos Kubitscheck. Que tenham compostura e pensem grande. Que sejam estadistas.
Este país não merece essa gente que aí está.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato