colunista

Alari Romariz

Alari Romariz atuou por vários anos no Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Alagoas e ganhou notoriedade ao denunciar esquemas de corrupção na folha de pagamento da casa em 1986

Conteúdo Opinativo

As belezas das Alagoas e de Pernambuco

06/12/2021 - 15:25

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Piaçabuçu, margeada pelo Rio São Francisco
Piaçabuçu, margeada pelo Rio São Francisco

Estou escrevendo este artigo olhando para o Rio São Francisco, em Petrolina, Pernambuco.Conheci essas águas na minha infância penedense e me apaixonei por elas.

Graças a meu avô materno, passei parte de minha juventude curtindo as viagens do navio Comendador Peixoto, de Penedo a Piranhas. Saíamos na segunda, às 8 da manhã e voltávamos às 15 horas da quinta-feira. Cidades ribeirinhas eram visitadas nestes quatro dias: Propriá, Colégio, Gararu,Belo Monte, Pão de Açúcar e Piranhas. Cada uma com encantos diferentes.

Quarta-feira pela manhã, íamos à feira de Piranhas e meu avô, imediato do navio, comprava caixas de pinha, melancia e pitu. Era uma festa! De volta para Penedo, tínhamos a feira no sábado, onde comíamos mugunzá e cuscuz na barraca da Júlia, linda negra que trabalhava com minha avó. O bom é que ela não cobrava nada pelas guloseimas!

Para encanto meu, o Rio São Francisco não saiu de minha vida. Hoje tenho dois filhos morando em Petrolina. Visito-os duas ou mais vezes por ano.

Nos restaurantes, há sempre os peixes do rio, dos quais o mais famoso é o surubim. A moqueca dele ao molho de camarão é o prato principal do “Da Villa”, bem frequentada casa da orla fluvial das cidades gêmeas, Petrolina e Juazeiro, onde passamos um excelente domingo. Quem vier a essas duas cidades procure o “Da Villa” e vai comer bem demais.

Além de ser acolhida pelo São Francisco, moroà beira mar de Paripueira, em Alagoas. Converso diariamente coma natureza e lá está o oceano dizendo: “Amiga, não se esqueça de mim; vá olhar o rio, mas volte para o seu cantinho”.

Apesar do sertão de Pernambuco ser muito quente, em certa época do ano faz um frio gostoso. Esse fato se repete no sertão das Alagoas: se formos a Piranhas, em junho, julho e agosto, também sentiremos uma temperatura agradável. Dá até para usar um leve casaquinho de malha! Dormir nesses lugares, nesses meses, dá prazer!

Faço muita diferença dos políticos dos dois estados. Em Pernambuco eles brigam internamente, mas na hora de conseguir algo para o estado, se unem. Em Alagoas eles divergem dentro do estado e fora dele. Há grupos fortíssimosquerendo aparecer em Brasília, criticando os colegas. Resultado: Pernambuco ganha muito mais do governo federal do que Alagoas!

Há dois anos não vinha a Petrolina e notei uma cidade bem melhor. Bairros com as vias de terra viviam cheios de poeira; foram asfaltados e estão com melhor aspecto. A orla da cidade está cheia de lindos prédios, com novos restaurantes e bem arborizada. Já cresceu tanto que a área urbana está invadindo a zona rural.

Penedo, em Alagoas, também melhorou muito com o atual prefeito, nascido na terrinha.Fiquei impressionada com o Barro Vermelho: era um local pobre, da periferia e está lindo. Sem falar no centro comercial, já urbanizado, remodelado, modernizado. O povo de Penedo soube escolher seu administrador.

São dois estados cheios de belezas naturais. Os sertões são parecidos, banhados pelo Velho Chico. Pernambuco se destaca pela irrigação, pela uva, melão e outras frutas gostosas. Dá prazer ver as mangueiras pequeninas, cheias de frutos maduros.

O nordestino é um povo feliz! Por onde a criatura anda, encontra plantações, peixes variados, novos condomínios, progresso, muito progresso. Sempre andomais em Pernambuco e em Alagoas e vejo boas estradas, belas praias, sertão progressista. Quanto mais os políticos desviam o dinheiro público, mais o Nordeste cresce. É um verdadeiro milagre. Só Deus explica!

O rio e o mar protegem o povo da região. Peixes e frutas da agricultura irrigada vêm deles, beneficiando seus habitantes.

Se não fosse a poluição das praias e das orlas fluviais, a vida seria bem melhor.

Acho que Deus é nordestino por não deixar políticos maldosos destruírem nossa terra!

Viva o Nordeste Brasileiro!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato