LEGISLATURA 2019-2022

Estudo aponta os melhores e piores deputados e senadores de Alagoas

Levantamento da plataforma Ranking dos Políticos monitora todos os parlamentares do Congresso Nacional
Por ONG Ranking dos Políticos 27/09/2022 - 13:49
Atualização: 27/09/2022 - 13:59

ACESSIBILIDADE

Arte/Extra
Organização monitora todos os 594 parlamentares
Organização monitora todos os 594 parlamentares

Após análise de três anos e nove meses da 56ª legislatura do Congresso Nacional, a ONG Ranking dos Políticos publicou nesta terça-feira, 27, a lista com os melhores e piores deputados federais e senadores de Alagoas. A organização, criada em 2012, monitora todos os 594 parlamentares do parlamento federal e os classifica com notas de zero a dez, conforme performance em três critérios: combate à corrupção, a privilégios e a desperdícios na máquina pública. Para ser avaliado, o parlamentar deve ter ficado pelo menos seis meses no mandato.

No ranqueamento feito pelo Ranking dos Políticos, os parlamentares com notas de 0 a 4.9 são considerados ruins, de 5 a 6.5 medianos, 6.5 a 8 bons e 8 a 10 ótimos. Segundo os critérios e a metodologia de classificação, a ordem do melhor para o pior no estado de Alagoas é: Pedro Vilela (PSDB), Rodrigo Cunha (União), Nivaldo Albuquerque (Republicanos), Isnaldo Bulhões Jr. (MDB), Marx Beltrão (PP), Sergio Toledo (PV), Arthur Lira (PP), Severino Pessoa (MDB), Fernando Collor (PTB), Tereza Nelma (PSD) e Paulão (PT). Confira abaixo a lista detalhada.

Dos parlamentares de AL, oito estão tentando a reeleição. O senador Rodrigo Cunha disputa o cargo de governador do estado pelo União, com a federação PSDB Cidadania. O senador Fernando Collor também concorre para governador, pela coligação Alagoas Verde e Amarelo (PL/AGIR/PTB). Sérgio Toledo optou por não se candidatar à reeleição, mas mostra apoio ao candidato a deputado estadual Alexandre Ayres (MDB).

Critérios de avaliação

No quesito antiprivilégios, o Ranking dos Políticos leva em consideração o posicionamento dos parlamentares na votação de leis que têm grande potencial de desenvolvimento social e econômico. Desde o início da legislatura (2019-2022) até o momento, foram computadas 112 votações.

Já no critério antidesperdícios, a plataforma considera a quantidade de faltas e presenças nas sessões plenárias, além do percentual da economia da cota parlamentar e da verba de gabinete. Quem falta menos e economiza mais, pontua melhor.

Por fim, no combate à corrupção, a plataforma monitora processos de direito público como improbidade administrativa, desvio de recursos e corrupção. Congressistas com condenações perdem pontos. Quanto maior o grau da condenação proferida (1º grau, 2º grau ou trânsito em julgado), maior a perda de pontos. Ao todo, o Ranking dos Políticos monitora 2.614 processos judiciais de parlamentares federais, com sistema integrado em todas as varas e tribunais judiciais do Brasil.

Premiados em Alagoas

Todos os anos, o Ranking dos Políticos premia os senadores e deputados federais mais bem classificados na plataforma. Nos três primeiros anos de cada legislatura a ONG premia os melhores do ano corrente e no último ano, os melhores da legislatura inteira. “O objetivo é reconhecer o bom desempenho que tiveram no Poder Legislativo, com a missão de separar o joio do trigo”, explica o diretor-geral do Ranking dos Políticos, Gláucio Dias.

As categorias da premiação são: melhor senador e melhor deputado federal do Brasil; primeiros colocados em cada um dos 27 estados; 30 melhores deputados federais e 5 melhores senadores do País e, por fim, o troféu Bom Parlamentar, entregue a parlamentares com nota acima de 6,7.

Neste ano, ao todo, foram premiados 192 parlamentares, sendo três de Alagoas. O deputado federal Pedro Vilela (PSDB) ganhou o prêmio de “Melhor Parlamentar do AL''. Já o prêmio “Bom Parlamentar” foi para Rodrigo Cunha (União) e Nivaldo Albuquerque (União).

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato