CONAMP

Associação do Ministério Público divulga carta em defesa da democracia

Documento afirma que a democracia é a base da construção de uma nação livre e soberana
Por Bruno Fernandes 15/08/2022 - 12:12

ACESSIBILIDADE

Divulgação AMP-RS
Carta da Conamp foi aprovada pelos presidentes de associações estaduais durante o XV Congresso Estadual do MP
Carta da Conamp foi aprovada pelos presidentes de associações estaduais durante o XV Congresso Estadual do MP

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) divulgou neste último final de semana uma carta aos candidatos à Presidência da República. A entidade reúne 16 mil membros do Ministério Público brasileiro.

O documento afirma que a associação preza pelo espeito ao regime democrático, aos direitos humanos e ao diálogo e à tolerânia justificando que "a democracia é a base da construção de uma nação livre e soberana, sobre a qual as instituições exercem suas funções de modo respeitoso, independente e harmônico, cada qual com as suas missões constitucionalmente definidas".

A carta diz que "as pessoas devem ser respeitadas independentemente de sua raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião, orientação sexual ou qualquer outra condição, velando-se pela dignidade da pessoa humana, com a necessidade de especial proteção aos grupos mais vulneráveis".

O texto também afirma que "a busca por uma sociedade livre, justa e solidária, pressupõe diálogo e tolerância, capaz de manter a coesão da população e das unidades federadas, visando a um projeto de bem comum como pressuposto ao desenvolvimento nacional".

A Conamp é a maior entidade do MP no Brasil com cerca de 16.000 mil associados. O documento foi elaborado no 15º Congresso Estadual do MP gaúcho, que ocorreu na semana passada em Gramado (RS).

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato