PSIQUIATRA ALAGOANA

Bolsonaro veta a nomeação de Nise da Silveira como Heroína da Pátria

Especialista revolucionou a forma de tratar transtornos mentais no Brasil
Por Bruno Fernandes com Brasil 247 25/05/2022 - 14:34

ACESSIBILIDADE

Fonte: Agência Senado
Nise da Silveira (1905-1999), psiquiatra e pioneira da luta antimanicomial
Nise da Silveira (1905-1999), psiquiatra e pioneira da luta antimanicomial

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou a inscrição do nome da psiquiatra alagoana Nise da Silveira no livro de Heróis e Heroínas da Pátria. O veto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 25.

Nise da Silveira é conhecida por ter revolucionado a forma de tratar transtornos mentais no Brasil. O Senado tinha aprovado a inscrição dela no livro em 27 de abril. O PL 6.566/2019 foi proposto pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

De acordo com o Bolsonaro, "não é possível avaliar a envergadura dos feitos da médica Nise Magalhães da Silveira e o impacto destes no desenvolvimento da Nação, a despeito de sua contribuição para a área da terapia ocupacional".

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria fica exposto no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes em Brasília. O livro reúne nomes importantes para a história nacional, como Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Dom Pedro 1° e Anna Nery.

A psiquiatra alagoana nasceu em Maceió em 1905 e se formou na Faculdade de Medicina da Bahia. Nise era contrária aos tratamentos com eletrochoque e outras terapias agressivas que eram usadas na época.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato