POLÍTICA

Paulo Dantas é eleito governador-tampão de Alagoas

Deputado foi eleito com 21 votos; Dantas ficará no cargo até 31 de dezembro
Por José Fernando Martins 15/05/2022 - 13:42
Atualização: 15/05/2022 - 14:59

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Paulo Dantas
Paulo Dantas

O deputado estadual Paulo Dantas (MDB) é o novo governador de Alagoas. Ele ficará no cargo até 31 de dezembro ao lado do vice José Wanderley Neto. 

A votação indireta aconteceu na tarde deste domingo, 15, na Assembleia Legislativa. Cada deputado teve que declarar o voto abertamente. 

Dantas foi eleito com 21 votos. No placar houve um voto para Cabo Bebeto, um para Davi Maia, um para Danúbia Karla e um em branco. Dois parlamentares não compareceram.

Nas redes sociais, já eleito, Dantas deu seu recado: "Não haverá retrocesso! Obrigado a todos que acreditaram em uma Alagoas 100%. Os alagoanos merecem, e terão o meu melhor". 

Antes da votação, cada candidato teve cinco minutos para discursar. Boa parte dos discursos foi focado em críticas sobre a gestão de Renan Filho. 

Trechos dos discursos

Luciano Valdomiro Silva Fontes - "Resolvi entrar na disputa por entender a importância da participação popular na política. Os alagoanos clamam por pessoas não ligadas às oligarquias que mandam no Estado".

Cabo Bebeto - "Não é novidade minha insatisfação quanto à predominância dos Calheiros em terras alagoanas. Foram sete anos de uma gestão de promessas não cumpridas". 

Flávio Henrique Catão Nogueira - "Não entrarei em detalhes sobre quem governou ou deixou de governar. Como alagoano sei bem as carências do meu Estado. Luto por um Estado mais igualitário respeitando a Constituição". 

Wadeildo José Gomes Vasconcelos Bezerra - "Não quero falar do passado, o que importa é daqui para frente", destacou falando sobre a importância de valorizar a saúde e educação públicas.

David Maia - "Quando Renan Filho assinou a renúncia, ali deveria morrer aquela gestão. Alagoas não pode continuar com esse projeto de governo. O estado não aguenta mais os Calheiros". 

Danubia Karlla da Silva Barbosa - "Sou a única mulher e negra nesse processo. Minha candidatura é de conscientização quanto à mulher na política. Estou aqui para ser a voz da periferia".  

Paulo Dantas - "Muitos desdenharam desta eleição. Fizeram chicanas e tentaram apequenar esse processo legítimo. Um vale tudo! Quero ser governador para multiplicar momentos especiais". 

Assista como foi a votação

Votos dos deputados

Deputado Marcelo Victor - votou em Paulo Dantas e José Wanderley

Deputado Galba Novaes - votou em Paulo Dantas e José Wanderley

Deputado Ivan Beltrão - votou em Paulo Dantas e José Wanderley

Deputada Ângela Garrote - votou em Paulo Dantas e José Wanderley

Deputado Francisco Tenório - votou em Paulo Dantas e José Wanderley

Deputado Paulo Dantas - votou em Paulo Dantas e José Wanderley

Deputado Marcos Barbosa - votou em Paulo Dantas e José Wanderley

Deputado Bruno Toledo - votou em Paulo Dantas e José Wanderley

Deputada Flávia Cavalcante - votou em Paulo Dantas e José Wanderley

Deputado Dudu Ronalsa - votou em Paulo Dantas e José Wanderley

Deputado Antônio Albuquerque - votou em branco

Deputado Breno Albuquerque - votou em Paulo Dantas e José Wanderley

Deputado Cabo Bebeto - votou em Cabo Bebeto e Leonardo Dias

Deputada Cibele Moura - votou em Paulo Dantas e José Wanderley

Deputado Davi Davino Filho - faltou à sessão

Deputado Davi Maia - Davi Maia e Siderlane Mendonça

Deputado Gilvan Barros Filho - votou em Paulo Dantas e José Wanderley

Deputada Fátima Canuto - votou em Paulo Dantas e José Wanderley

Deputado Inácio Loiola - votou em Paulo Dantas e José Wanderley

Deputado Jairzinho Lira - votou em Paulo Dantas e José Wanderley

Deputada Jó Pereira - votou em Danúbia Barbosa e Arlan Silva

Deputado Léo Loureiro - votou em Paulo Dantas e José Wanderley

Deputado Olavo Calheiros - faltou à sessão

Deputado Ricardo Nezinho - votou em Paulo Dantas e José Wanderley

Deputado Ronaldo Medeiros - votou em Paulo Dantas e José Wanderley

Deputado Silvio Camelo - votou em Paulo Dantas e José Wanderley

Deputado Tarcísio Freire - votou em Paulo Dantas e José Wanderley

Novela do tampão

A eleição indireta para o governo estadual foi necessária porque em abril o então governador Renan Filho cumpriu o prazo de desincompatibilização e deixou o cargo para disputar as eleições para o Senado, conforme determina a legislação eleitoral.

Com a saída, o vice-governador, Luciano Barbosa, eleito na chapa de Renan, deveria assumir, mas não estava mais no cargo, porque venceu as eleições de 2020 e se tornou prefeito de Arapiraca. O primeiro na linha sucessória seria o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Vitor (MDB). 

No entanto, ele preferiu não assumir o governo do estado, porque ficaria impedido de concorrer à reeleição, e convocou as eleições indiretas. Com os impedimentos, coube ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Klever Loureiro, último na linha sucessória, assumir o posto interinamente.

O edital de convocação da eleição foi contestado pelo PP e o caso foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF). Após analisar um recurso do PP, o ministro Gilmar Mendes determinou que fossem formadas chapas únicas para a disputa e reabriu o prazo para o registro das candidaturas. 

A liminar de Mendes começou a ser julgada na sexta-feira (13) pelo plenário virtual da Corte, mas um pedido de vista do ministro Nunes Marques interrompeu o julgamento. No entanto, o pedido de mais tempo para analisar o caso não interrompeu a eleição, que foi concretizada neste domingo.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato