DEU NO O GLOBO!

Arthur Lira usa verbas do orçamento secreto para beneficiar prefeitos aliados

Por Com O Globo 24/11/2021 - 10:56

ACESSIBILIDADE

Agência Câmara
Arthur Lira
Arthur Lira

À frente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Alagoas, João José Pereira Filho, primo do presidente da Câmara Arthur Lira (PP), é peça-chave na engrenagem montada pelo alagoano para beneficiar prefeitos aliados com verbas oriundas do orçamento secreto. 

Segundo reportagem do jornalista Patrik Camporez, do O Globo, o superintendente do órgão administra um caixa turbinado por R$ 83,9 milhões de emendas do relator apadrinhadas por Lira — os repasses já tiveram como destino, por exemplo, Barra de São Miguel, governada pelo pai do deputado. 

"Ao todo, o braço local da empresa pública tem um orçamento de R$ 163 milhões, em valores de outubro. No outro lado da equação, prefeitos de fora do círculo político do presidente da Câmara reclamam que tentam acessar os recursos para obras e compra de equipamentos em seus municípios, mas encontram as portas fechadas na Codevasf", informou a reportagem.

O “carimbo” de Lira na destinação aparece em documentos do Ministério do Desenvolvimento Regional, em que ele consta como autor das indicações, além de ser confirmado por declarações de prefeitos.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato