CPI da COVID

Renan Calheiros pedirá indiciamento de Bolsonaro por prevaricação

Por Metrópoles 20/09/2021 - 07:09
Atualização: 20/09/2021 - 07:14

ACESSIBILIDADE

Agência Senado
Renan: denúncia constará no parecer final da CPI
Renan: denúncia constará no parecer final da CPI

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado Federal, pedirá o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por prevaricação. A denúncia constará no parecer final da CPI. O relatório está prestes a ser finalizado e deve ser entregue até esta próxima sexta-feira (24).

Em entrevista ao jornal O Globo, Calheiros adiantou que pedirá o indiciamento de Bolsonaro pelo crime de prevaricação por não levar aos órgãos de investigação a denúncia sobre irregularidades na compra da vacina Covaxin contra a Covid.

As fraudes na aquisição do imunizante foram um dos principais alvos dos senadores durante a CPI. O relatório também deve indicar que Bolsonaro negou a gravidade da pandemia e apoiou práticas condenadas por cientistas.

“Gabinete paralelo, imunidade de rebanho, bloqueio às vacinas e prevaricação. Essas coisas todas estarão contidas no relatório”, disse o parlamentar ao jornal.

Renan afirmou que “não há mais nenhuma discussão” sobre o enquadramento de Bolsonaro por crime de responsabilidade. O documento deve mostrar que o mandatário descumpriu a garantia do direito à vida e à saúde, previstos na Constituição Federal. “Com relação ao enquadramento do presidente da República em crime de responsabilidade, a essa altura, não há mais nenhuma discussão. Existem muitas certezas”, disse.

Publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato