HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE

PGR pede arquivamento de inquérito contra Renan Calheiros

Relatório da Polícia Federal não encontrou provas contra o senador emedebista
Por Redação 29/07/2021 - 15:33

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
O senador por Alagoas, Renan Calheiros
O senador por Alagoas, Renan Calheiros

A Procuradoria-Geral da República pediu nesta quinta-feira, 29, ao Supremo Tribunal Federal (STF) que arquive, por falta de provas, um inquérito aberto para investigar o suposto pagamento de propina ao senador Renan Calheiros (MDB-AL) nas obras da hidrelétrica de Belo Monte.

Em parecer assinado no dia 12 de julho, a subprocuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, afirma que as investigações não apontam indícios contra Renan e que o relatório final da Polícia Federal, produzido após cinco anos de investigação, também não encontrou nenhuma prova contra o senador emedebista.

Ainda segundo Lindôra, não há novas linhas de apuração que possam esclarecer se houve, de fato, os supostos repasses ilícitos ao parlamentar.

Em nota, a defesa do senador diz que "este caso foi mais um dos absurdos de denúncias sem prova e perseguição e abusos de membros do MP federal contra o senador Renan Calheiros." "Tanto que de 32 investigações, restam apenas 7, que também serão arquivadas por serem ineptas", afirmam os advogados.

O inquérito foi aberto em 2016 a partir de delações premiadas, como a do senador cassado Delcídio do Amaral. Segundo a delação, construtoras acertaram o pagamento de R$ 30 milhões em propina para PT e PMDB.

A hipótese da investigação era que empreiteiras pagaram propina ao MDB e ao PT em troca da obtenção do contrato para construção de Belo Monte.

A força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba chegou a apresentar denúncia contra o ex-senador Edison Lobão (MDB-MA) após encontrar indícios de que seu filho Márcio Lobão captou recursos com as empreiteiras envolvidas em Belo Monte. Parte da investigação ainda tramitava no STF porque envolvia senadores com foro privilegiado.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato