FAKE NEWS

É falso que Italo Ferreira disse que ver Lula na cadeia seria ‘maior prêmio’

Por Agência Lupa 29/07/2021 - 11:33

ACESSIBILIDADE

Reprodução Instagram
Italo Ferreira disse que ver Lula na cadeia seria ‘maior prêmio’
Italo Ferreira disse que ver Lula na cadeia seria ‘maior prêmio’

Circula pelas redes sociais uma imagem do surfista Italo Ferreira, campeão olímpico do surfe masculino, acompanhada de uma frase atribuída a ele com críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O medalhista teria dito que se entristece com a corrupção no Brasil e que ver o petista na cadeia seria seu “maior prêmio”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. 

Italo Ferreira não disse a frase atribuída a ele nas redes sociais. A suposta declaração também não foi publicada no site do jornal norte-americano The New York Times ou em outros veículos de imprensa que fizeram entrevistas com o atleta após a vitória nos Jogos Olímpicos de Tóquio.


Na madrugada de 27 de julho, Italo disputou a final do surfe masculino contra o japonês Kanoa Igarashi, que havia eliminado o brasileiro Gabriel Medina. Sob ameaça da chegada de um tufão, a organização do evento antecipou a decisão em um dia.

Ao fim da competição, o site do The New York Times publicou uma reportagem sobre os primeiros medalhistas de ouro do surfe em Jogos Olímpicos, destacando a vitória de Italo e de Carissa Moore, estadunidense do feminino. O texto chama o potiguar de “superestrela” da equipe brasileira e narra sua vitória na final. “Ferreira foi engolido por uma onda após uma grande queda no minuto inicial. A primeira coisa que apareceu sobre a água branca borbulhante foi metade de sua prancha quebrada. Uma prancha nova foi entregue a ele na praia, e Ferreira logo conquistou um par de pontuações que deram a ele uma liderança que nunca perdeu”, escreveu o jornalista John Branch.

A única declaração de Italo publicada pelo The New York Times vem na sequência. “‘Para mim, foi um longo dia”, disse Ferreira. ‘Mas foi um sonho que se tornou realidade.’” Fazendo uma busca no site do jornal, não há outras reportagens com declarações do surfista.

Também não houve qualquer declaração semelhante de Italo em entrevistas ao canais SporTV e Bandsports, com quem o surfista conversou ainda molhado, logo após a vitória, e também depois da cerimônia de premiação. Nas quatro entrevistas, não houve qualquer menção a assuntos políticos, tampouco em suas redes sociais. O surfista se emocionou ao falar de sua família e agradeceu a torcida. No mesmo dia, Italo deu entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, e manteve o mesmo tom.


Encontrou algum erro? Entre em contato