PANDEMIA

Calheiros diz que convocação de Guedes na CPI é 'imprescindível'

Por Com agências 20/07/2021 - 09:56

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Paulo Guedes, ministro da Economia
Paulo Guedes, ministro da Economia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, pode ser convocado a prestar depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado. Integrantes do colegiado receberam documentos na última semana revelando que a pasta não consultou o Ministério da Saúde sobre a situação da pandemia no país para planejar a situação econômica de 2021.

O documento foi assinado pelo secretário de Política Econômica (SPE), Adolfo Sachsida, no qual ele admite que não consultou o Ministério da Saúde para planejar a compra de vacinas e a extensão do auxílio emergencial.

De acordo com Renan Calheiros, relator da CPI, é necessário esclarecer o planejamento financeiro do país para lidar com a pandemia. “É uma providência natural que a CPI convoque Guedes. A falta de planejamento é, na verdade, uma consequência do agravamento da pandemia no Brasil. É importante convidá-lo para resolver efetivamente o problema do ponto de vista orçamentário”, disse em entrevista ao site "Metrópoles".

Porém, o senador não culpa a pasta pela demora na compra de imunizantes para o país e atribui isto ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “O Congresso disponibilizou um crédito de R$ 20 bilhões para a compra de imunizantes, mas Bolsonaro duvidava da eficácia deles e não os comprou na hora certa, agravando o número de mortes”, afirmou.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato