MACEIÓ

PDT expulsa ex-secretário do Turismo por polêmica com uso da suástica

Por Tâmara Albuquerque 18/06/2021 - 15:48

ACESSIBILIDADE

Reprodução Twitter
Ricardo Santa Ritta é expulso do PDT
Ricardo Santa Ritta é expulso do PDT

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) anunciou nesta sexta-feira (18) a expulsão do ex-secretário de Turismo de Maceió, Ricardo Santa Ritta, que foi exonerado do cargo, também nesta manhã, após questionar a proibição pelo uso da suástica, o símbolo nazista. 

Em nota nas redes sociais, o presidente do PDT, Carlos Lupi, anunciou a expulsão, determinação cumprida pelo partido que, em nota oficial, considerou incoerente manter Ricardo Santa Ritta entre os filiados. "A postura não condiz com os princípios partidários da legenda".


Segundo a Executiva Estadual do PDT, o partido teria tomado conhecimento das críticas feitas pelo, até então, secretário, à Lei Federal 7.716 de 1989 em suas redes sociais. "Considerando a construção histórica do partido, fica incoerente manter a sua filiação. Por isso, Ricardo Santa Ritta será afastado preventivamente", diz o documento.

Ricardo Santa Ritta postou no Twitter comentário em defesa de um jovem que foi expulso de um shopping de Caruaru-PE por estar usando uma suástica no braço. O ex-secretário afirmou que não sabia que tratava-se de um crime fazer uso de tal símbolo e questionou:  "e a liberdade de expressão?".

A postagem repercutiu nas redes sociais. Nesta manhã, a Prefeitura de Maceió comunicou o desligamento dele do cargo de secretário.

"Estamos em 2021 e não podemos permitir ou compactuar com qualquer ser que reivindique o direito de expressar seu apoio ao nazismo, principalmente, um gestor público", completa a nota da legenda, assinada pelo presidente estadual do PDT, Jurandir Boia.


Encontrou algum erro? Entre em contato