Alagoas, 26 de julho de 2021 23º min 26º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
LARANJAS

Justiça Eleitoral pode cassar mandato de nove vereadores de Maceió

Partidos teriam usado candidaturas fictícias para driblar legislação

José Fernando Martins

12/06/2021 14h02

Quase meio milhão de alagoanos não votaram nas últimas eleições
ReutersQuase meio milhão de alagoanos não votaram nas últimas eleições

Está nas mãos do juiz eleitoral Pedro Ivens Simões de França decisão polêmica que pode substituir parte dos vereadores da Câmara de Maceió. O magistrado colhe depoimentos para a ação de impugnação de mandato eletivo de número 0600163-61.2020.6.02.0002, que tramita na 2ª Zona Eleitoral da capital. Segundo o autor da denúncia, o presidente do PSL, em Alagoas, Flávio Moreno, partidos usaram candidatas laranjas na disputa à vereança para bater cota eleitoral, que prevê pelo menos 30% de candidaturas no partido para cada sexo.

O esquema funcionaria da seguinte forma: o partido fingia investimento em candidaturas femininas, mas desviava verba para candidatos com mais chance de vitória nas urnas. Conforme Moreno, que protocolou a ação em dezembro do ano passado, o juiz está ouvindo os candidatos das siglas investigadas. A denúncia cita os partidos PCdo B, Pros, PRTB, PSB, PSC, PSDB e PT como praticantes da “maquiagem eleitoral”.

No caso do PCdo B, entre os candidatos denunciados, está Thamara Morais. Conforme Moreno, ela não estaria concorrendo de fato, “pois não fez campanha e não buscou os votos dos eleitores, ocasionando a hipótese de candidatura fictícia”. “Diante de tal situação, foram feitas buscas nas redes sociais (com a respectiva consulta pública) da candidata e não foram encontradas qualquer propaganda eleitoral, uma vez que não possuía redes sociais, o que se tornou estranho dado o período de eleição o que acarretaria uma ampla divulgação de suas campanhas, além de que o registro também fora efetuado por mera formalidade”, apontou a denúncia protocolada pelo PSL.

Leia a matéria na íntegra no Jornal EXTRA, nas bancas!


Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade