Alagoas, 11 de maio de 2021 24º min 26º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
CORRUPÇÃO

Wilson Witzel sofre impeachment no Rio e fica inelegível até 2026

Metrópoles

01/05/2021 07h07 - Atualizado em 01/05/2021 08h08

Impeachment de Witzel foi aprovado por unanimidade
Agência BrasilImpeachment de Witzel foi aprovado por unanimidade

O governador afastado por corrupção, Wilson Witzel (PSC), sofreu impeachment em julgamento no Tribunal Especial Misto (TEM), comandado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Henrique Figueira, nesta sexta-feira (30/4), por unanimidade, e tornou-se também inelegível, tendo seus direitos políticos cassados por 5 anos.

“O Estado do Rio hoje venceu etapa muito dolorosa. Tenho certeza de que os médicos, enfermeiros e servidores da Saúde devem estar felizes com o resultado do julgamento. A saúde sofreu muito, em um momento de muita instabilidade. No início da pandemia, arquitetaram um plano criminoso, que tanto prejudicou as pessoas. Causando danos, malefícios e mortes. Hoje conseguimos acabar com um câncer, extirpar um mal que tanto nos prejudicou. Hoje, o Estado do Rio de Janeiro disse um rotundo não para a corrupção”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Henrique Figueira.

Desembargadores e deputados votaram por unanimidade pelo impeachment (10 a 0). O deputado Alexandre Freitas (Novo) foi o único a pedir para que o período fosse reduzido de 5 para 4 anos. Freitas alegou que não encontrou provas contra Witzel na contratação do Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas).

Witzel é o primeiro governador a ser alvo de impeachment na história do estado. Nas eleições de 2018, o ex-juiz federal conquistou 3,1 milhões de votos De magistrado a político, Witzel teve uma ascensão meteórica e chegou rápido ao Palácio Guanabara, mas caiu em menos de dois anos de mandato. O Ministério Público Federal já denunciou Witzel quatro vezes ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em uma das ações, ele é réu.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade