LAVA JATO

Ministro libera a Calheiros acesso às mensagens hackeadas

Por Com IstoÉ 24/04/2021 - 09:48

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Renan Calheiros
Renan Calheiros

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou acesso ao senador alagoano Renan Calheiros (MDB) às mensagens hackeadas do ex-juiz da Lava Jato Sérgio Moro e integrantes da força-tarefa da operação, apreendidas na Operação Spoofing. 

Investigado em nove inquéritos do Supremo, Calheiros foi posto no banco dos réus pela Corte em dezembro de 2019 após a Segunda Turma aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na Lava Jato. 

A acusação mira suposto pagamento de propinas do então presidente da Transpetro, Sérgio Machado, a diretórios estaduais e municipais do MDB. Além de Renan Calheiros, o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ) também pediram acesso ao conteúdo das mensagens, mas tiveram os pleitos rejeitados por Lewandowski. 

Nestes casos, o ministro negou o pedido de extensão de decisão por considerar que não ficou demonstrada semelhança entre os processos de Cunha e Cabral aos do ex-presidente Lula. O ministro também rejeitou pedido de compartilhamento das mensagens solicitado pelo ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato