IBGE

Sem previsão orçamentária, governo descarta censo em 2021

Por R7 23/04/2021 - 19:31

ACESSIBILIDADE

Agência IBGE
Pesquisa já havia sido adiada no ano passado em razão da pandemia
Pesquisa já havia sido adiada no ano passado em razão da pandemia

O secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, disse nesta sexta-feira (23) não haverá censo neste ano por falta de dotação orçamentária, e que a realização da pesquisa, de responsabilidade do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), vinculado ao Ministério da Economia, será discutida ao longo deste ano.

O secretário afirmou que, apesar disso, não há risco de paralisação da máquina pública. "Entendemos que neste momento não ocorremos risco de termos parada em nenhum dos ministérios", disse Waldery em entrevista coletiva para comentar os dados da lei orçamentária, publicada nesta sexta-feira após sanção do presidente Jair Bolsonaro.

No final de março, a então presidente do IBGE, Susana Guerra, pediu demissão em meio ao corte bilionário de repasses. Foi aprovada uma redução de R$ 2 bilhões para R$ 71 milhões na verba para pesquisas.

O censo estava marcado para 2020 e foi adiado por causa da pandemia. Ele atualizaria as informações apuradas no censo anterior, em 2010. Agora, a nova pesquisa demográfica nacional não tem data para ser realizada.


Encontrou algum erro? Entre em contato