POLÍTICA

Senado derruba vetos de Jair Bolsonaro ao pacote anticrime

Por R7 20/04/2021 - 07:54

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Pacote anticrime foi apresentado pelo ex-ministo do governo Bolsonaro, Sergio Moro
Pacote anticrime foi apresentado pelo ex-ministo do governo Bolsonaro, Sergio Moro

O Senado derrubou nesta segunda-feira (19), por 50 votos contra 6, 14 vetos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Pacote Anticrime, medida apresentada pelo ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, para alterar a legislação penal. O texto agora irá à promulgação presidencial.

Depois de passar pelo Congresso e ser desidratada, a medida foi sancionada em 2019 por Bolsonaro com 25 vetos. Um destes, barrado pelos senadores nesta segunda-feira, foi ao trecho da lei que qualifica como homicídios qualificados aqueles cometidos com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido.

Para justificar o veto, Bolsonaro argumentou que o texto colocaria agentes de segurança pública sob risco de serem penalizados por praticarem defesa pessoal.

Outro trecho derrubado foi a determinação do prazo de 24 horas para o preso em flagrante ser encaminhado à presença do magistrado para audiência com o Ministério Público e advogado, sem possibilidade de videoconferência.

O presidente perdeu também o veto ao aumento da pena para crimes contra a honra cometidos ou divulgados nas redes sociais. Os parlamentares determinaram que, nesses casos, a punição seria três vezes maior para cada tipo de ato. Ao todo, 16 vetos foram rejeitados e oito foram mantidos pelo Congresso.


Encontrou algum erro? Entre em contato