POLÍTICA

Governo nomeia Maykon Beltrão para titular da Agricultura

Por Tâmara Albuquerque 09/04/2021 - 09:08
Atualização: 09/04/2021 - 09:31

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Maikon Beltrão é o novo secretário da Agricultura de Alagoas
Maikon Beltrão é o novo secretário da Agricultura de Alagoas

O governador Renan Filho oficializou nesta sexta-feira (9) o nome de Maikon Beltrão (MDB) para titular da Secretaria de de Estado da Agricultura. A mudança, que era discutida nos bastidores da política, foi publicada no Diário Oficial. O ex-prefeito por dois mandatos do município de Feliz Deserto e irmão do deputado federal Marx Beltrão (PSD) substitui João Barros Lessa Neto. 

A mudança de secretário gerou tensão entre agricultores, que temem o cancelamento do Programa Planta Alagoas, cujo lançamento está agendado para o próximo dia 16 e que tem por objetivo garantir a distribuição de um milhão de toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz a 50 mil beneficiários, entre agricultores familiares, quilombolas, indígenas, assentados e acampados da reforma agrária.


O programa, elaborado na gestão de João Lessa, foi anunciado pro Renan Filho no início deste mês e considerado essencial para valorizar a produção dos agricultores familiares. "esse momento que trabalhamos para sair da pandemia, encontrar caminhos para gerar emprego e renda às pessoas que residem na zona rural dos municípios é essencial”, avaliou o governador.

O Planta Alagoas terá investimento de R$ 15 milhões e uma moderna ferramenta de monitoramento: o aplicativo Agro + Perto, um APP que vai acompanhar o ritmo de plantio e os resultados agronômicos das culturas, levando em consideração a produção, hectares plantados, produtividade, renda média e custo-benefício do valor aplicado.

Na época do anúncio do Planta Alagoas, João Lessa explicou que a expectativa era distribuir sementes para 50 mil produtores. "Cada um deles terá, em média, 20 kg de sementes a plantar, podendo ser de duas variedades a escolher: milho, feijão ou sorgo. Já para os produtores do Baixo São Francisco vamos focar na produção do arroz”, acrescentou o secretário.





Encontrou algum erro? Entre em contato