COLAPSO EM MANAUS

Supremo autoriza inquérito contra ministro Eduardo Pazuello

Por R7 26/01/2021 - 07:02

ACESSIBILIDADE

Agencia Brasil
Lewandowski, do STF, autoriza inquérito contra Eduardo Pazuello
Lewandowski, do STF, autoriza inquérito contra Eduardo Pazuello

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou na segunda-feira (25) a instauração de inquérito para apurar a conduta do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, diante do colapso da saúde pública em Manaus, que registrou falta de oxigênio em hospitais na semana passada, agravando o estado de saúde dos pacientes e levando à morte.

"Assim, atendidos os pressupostos constitucionais, legais e regimentais, determino o encaminhamento destes autos à Polícia Federal para a instauração de inquérito, a ser concluído em 60 (sessenta) dias, conforme requerido pelo Procurador-Geral da República, ouvindo-se o Ministro de Estado da Saúde", afirma Lewandowski.

Dessa forma, Pazuello deve ser ouvido pela PF (Polícia Federal) - ainda não há data. O ministro será investigado pela Suprema Corte por suposta omissão. O pedido de abertura de inquérito foi feito pelo PGR (Procurador-Geral da República), Augusto Aras, no último sábado (23).



A solicitação ao STF cita o documento “Relatório parcial de ações – 6 a 16 de janeiro de 2021”, datado do dia 17 deste mês, no qual o ministro informa que sua pasta teve conhecimento da iminente falta de oxigênio no dia 8, por meio da empresa White Martins, fornecedora do produto. O Ministério da Saúde iniciou a entrega de oxigênio apenas em 12 de janeiro, segundo as informações prestadas. O colapso ocorreu no dia 14.


Encontrou algum erro? Entre em contato