CORRUPÇÃO

Rosinha da Adefal perde cargo após condenação por peculato

Condenado por esquema com ex-deputada terá de deixar cargo comissionado na Assembleia
Por Vera Alves - Especial para o Extra 22/01/2021 - 07:33
Atualização: 22/01/2021 - 07:39

ACESSIBILIDADE

Divulgação
A ex-deputada Rosinha da Adefal
A ex-deputada Rosinha da Adefal

A ex-deputada federal por Alagoas Roseane Cavalcante de Freitas Estrela, a Rosinha da Adefal, deixou esta semana o cargo de secretária da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal. A exoneração, que teria se dado a pedido, na verdade foi determinada pela Justiça Federal do DF no último dia 11, quando ela e o empresário Emerson Novais de Melo Duarte foram condenados por peculato.

Rosinha e Emerson haviam sido denunciados em 2018 pelo Ministério Público Federal, acusados de desviarem R$ 518.809,48 do Cotão, a Cota do Exercício da Atividade Parlamentar a que parlamentares do Congresso Nacional têm direito para restituição de despesas com o exercício do mandato.

De acordo com a sentença do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal, a ex-deputada alagoana pagou R$ 12.800,00 por mês, entre fevereiro de 2011 e outubro de 2013, à empresa E. N. M. DUARTE – ME, de propriedade de Emerson, pela locação de quatro veículos que seriam utilizados por funcionários de Rosinha em Maceió, mas as investigações revelaram que ao menos três dos veículos sequer pertenciam a ele, e seus proprietários, ouvidos em juízo, afirmaram jamais os terem locado a qualquer pessoa.

Confira na íntegra no EXTRA ALAGOAS nas bancas!

Publicidade

Continua após a publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato