ESTADOS UNIDOS

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos

Cerimônia foi repleta de limitações por causa da pandemia
Por Bruno Fernandes com agências 20/01/2021 - 15:07

ACESSIBILIDADE

Reuters
Joe Biden
Joe Biden

Joe Biden tomou posse nesta quarta-feira, 20, como o 46º presidente dos Estados Unidos. A cerimônia foi repleta de limitações por causa da pandemia do novo coronavírus e depois do ataque ao Capitólio no início do mês

Biden e a vice-presidente Kamala Harris tomaaram posse às 12 horas no horário local, 14 horas no horário de Brasília.

Em seu discurso, Biden disse que "democracia prevaleceu" e pediu a união dos Estados Unidos após um processo eleitoral marcado por contestações infundadas por parte de Trump.

Em seguida, o presidente dos EUA fez um pedido voltado aos apoiadores de Trump. "A todos os que não apoiaram nossa campanha, escutem o que tenho a dizer. Se vocês ainda discordarem, tudo bem, isso é a democracia", disse.

O tradicional desfile a carro aberto pela Pennsylvania Avenue até a Casa Branca, sob os aplausos da população com bandeirinhas em punho, também foi cancelado por causa de medidas restritivas relativas à pandemia. Um evento virtual será realizado ainda na tarde de hoje.

No lugar de 200 mil espectadores e convidados que costumavam apreciar a cerimônia nacional nos anos anteriores, 200 mil bandeiras americanas foram cravadas nos gramados do local.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato