CÂMARA

PSL busca desembarque do bloco de Maia para apoiar Arthur Lira

Por com G1 08/01/2021 - 10:04

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
O deputado federal Arthur Lira
O deputado federal Arthur Lira

Deputados da chamada "ala bolsonarista" do PSL encaminharam nesta quinta-feira, 7, ofício ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no qual pediram que o partido seja considerado integrante do bloco que apoia Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela presidência da Casa. A eleição está marcada para 2 de fevereiro. 

Em dezembro, o presidente do PSL, Luciano Bivar (PE), anunciou pré-candidatura à presidência da Câmara. Duas semanas depois, participou do ato no qual partidos de oposição ao governo Jair Bolsonaro anunciaram adesão ao bloco de Maia, cujo candidato é o deputado Baleia Rossi (MDB-SP). 

Esse bloco articulado por Maia é formado por 11 partidos, entre os quais PT, MDB, PSDB e PSL. Nesta quinta, o deputado Major Vitor Hugo (GO), ex-líder do governo, divulgou um ofício com 32 assinaturas a favor da adesão ao bloco de Arthur Lira, candidato a presidente da Câmara que conta com o apoio do presidente da República e é um dos principais articuladores do "Centrão". 

"Nós conseguimos retirar o PSL daquele bloco que apoia o candidato Baleia Rossi à presidência da Câmara dos Deputados e que congrega uma série de partidos de esquerda", afirmou o deputado. Com bancada eleita formada por 52 deputados, o PSL vive uma crise interna desde 2019, que opõe os apoiadores de Bolsonaro e os aliados de Bivar. Bolsonaro foi eleito em 2018 pelo PSL, mas, no ano passado, deixou a legenda.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato