ATRITO EM BRASÍLIA

Renan trabalha para ajudar grupo de Maia a derrotar Arthur Lira na Câmara

Por Congresso em Foco 27/11/2020 - 13:41
Atualização: 27/11/2020 - 14:01

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Renan Calheiros e Arthur Lira
Renan Calheiros e Arthur Lira

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) age para que um aliado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), seja escolhido pelos deputados em fevereiro para comandar a Casa Legislativa. O seu principal objetivo é impedir que o deputado Arthur Lira (PP-AL), seu rival direto em Alagoas, vire presidente da Câmara. Líder do Centrão e do PP, Lira é o favorito do presidente Jair Bolsonaro para a sucessão de Maia.

Foi Renan quem tornou possível o jantar de reconciliação entre Maia e o ministro da Economia, Paulo Guedes, no início de outubro. Maia e Guedes estavam rompidos há mais de mês e, desde então, reforçaram o discurso de unidade em torno da aprovação das reformas.

O Congresso em Foco confirmou com interlocutores do ex-presidente do Senado que ele está focado nos últimos dias na eleição para prefeito de Maceió (AL), mas que, após o segundo turno, pretende se lançar nas articulações em favor do grupo de Maia.

O presidente ainda não definiu quem vai ser seu candidato, mas já articula a criação de um bloco. Tentam concorrer pelo grupos os deputados Baleia Rossi (MDB-SP), que preside o partido de Renan, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma tributária, Marcos Pereira (Republicanos-SP), vice-presidente da Câmara, Luciano Bivar (PSL-PE), presidente do PSL, e Elmar Nascimento (DEM-BA), ex-líder de seu partido.

A rixa entre Lira e Renan se agravou nesta eleição municipal, pois o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, resolveu se candidatar a prefeito de Arapiraca (AL). A decisão levou à sua expulsão do MDB. Barbosa venceu a eleição, mas sua candidatura está sub judice e não há definição se vai poder assumir o cargo.


Encontrou algum erro? Entre em contato