LEVANTAMENTO

Período eleitoral derruba produtividade dos deputados em 67%

Por Redação com Congresso em Foco 21/11/2020 - 07:50

ACESSIBILIDADE

Câmara dos Deputado
Produtividade dos parlamentares caiu, apesar da assiduidade no Plenário
Produtividade dos parlamentares caiu, apesar da assiduidade no Plenário

O ritmo de trabalho dos deputados caiu nos últimos dois meses. O número de proposições apresentadas em setembro e outubro deste ano é 67% menor que durante o mesmo período do ano passado. Em outras palavras, no período eleitoral de 2020, a Câmara produziu apenas um terço do trabalho legislativo feito em setembro e outubro do ano passado. Os parlamentares de Alagoas mantiveram índice de presença elevado nas sessões do Plenário, segundo levantamento do Radar do Congresso, mas necessariamente isso não significa alta produtividade.

A diminuição do ritmo de trabalho durante a campanha agravou uma queda de produtividade que já ocorria durante todo o ano, marcado por pandemia e sessões remotas. Entre fevereiro e agosto de 2020, a apresentação de projetos, indicações e requerimentos teve queda de 14% na comparação com 2019. No começo de setembro - data que coincide com a realização das convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos nas eleições municipais - a produtividade entrou em queda vertiginosa e chegou aos 67%.

Em relação a assiduidade, os deputados federais de Alagoas ficaram com os seguintes percentuais nas 78 sessões realizadas no Plenário: Sérgio Toledo (PR) foi o mais assíduo, com 97,44% de participação; Paulão (PT), repetiu o mesmo desempenho, com 97,44%; Nivaldo Albuquerque (PTB), com 96,15%; JHC (PSB), 94,87%; Marx Beltrão (PSD), 94,87%; Severino Pessoa (Rep.) 93,59%; Isnaldo Bulhões (MDB), 87,18%; Tereza Nelma (PSDB) 85,90 e Arthur Lira (PP) participou de 70,51% das sessões.

O levantamento é do Radar do Congresso, base de dados inédita do Congresso em Foco .Na ferramenta de acesso gratuito que está hospedada dentro do site, os leitores encontram informações sobre índice de governismo, assiduidade, votações, discursos, gastos e proposições dos congressistas. 


Encontrou algum erro? Entre em contato