EX-SENADOR

Alcides Muniz Falcão morre aos 90 anos vítima de câncer

Por Tamara Albuquerque 11/11/2020 - 09:49
Atualização: 11/11/2020 - 12:34

ACESSIBILIDADE

Cortesia ao EXTRA
Alcides Falcão será sepultado hoje em Maceió
Alcides Falcão será sepultado hoje em Maceió

O ex-senador Alcides Muniz Falcão faleceu nesta terça-feira, 10, aos 90 anos de idade, após lutar contra um câncer. O sepultamento ocorrerá hoje à tarde no Campo Santo Parque das Flores, no Tabuleiro, em cerimônia direcionada apenas aos familiares. Alcides Falcão era pernambucano de nascimento, mas chegou jovem em Alagoas, onde fez uma longa carreira política. Foi vereador por oito anos, deputado estadual por 24 anos em seis mandatos, e senador suplente de Guilherme Palmeira.

Alcides vem de uma família tradicional de políticos. Seu irmão Djalma Falcão foi prefeito de Maceió de 1986 a 1989. Já Muniz Falcão ocupou o governo de Alagoas no período de 1956 a 1961.

O início da vida política de Alcides Falcão foi como vereador de Maceió no pleito de novembro de 1958 na legenda do Partido Social Progressista (PSP). Sempre foi um político de vencer as disputas, colecionando mandatos em função da credibilidade e trabalho direcionado ao povo. Em 1965 filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar instaurado no país em abril de 1964.

Destacam-se em sua biografia a vitória nas urnas no pleito de novembro de 1966, quando concorreu a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Alagoas. Eleito, iniciou o mandato em março de 1967. Concorreu à reeleição em 1970, iniciando os trabalhos em 1971. Novamente se reelegeu para a legislatura de 1974 a 1978, durante a qual foi presidente do diretório regional e líder de bancada do MDB.

Nas eleições de 1978 foi reeleito deputado estadual, assumindo o mandato em março do ano seguinte. Com a extinção do bipartidarismo em 29 de novembro de 1979 e a consequente reformulação partidária, filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), sendo um dos fundadores desta agremiação em Alagoas.

Em outubro de 1990 Alcides Falcão foi candidato a suplente de senador, na chapa encabeçada por Guilherme Palmeira. Com o afastamento do titular devido a assuntos pessoais, assumiu sua vaga no Senado em junho de 1998. Com o retorno do titular em outubro, Alcides Falcão deixou o exercício do mandato. No fim desse ano, assumiu a presidência da Associação dos Ex-Deputados Estaduais de Alagoas. Alcides Falcão foi casado com Maria do Socorro Duarte Falcão, com quem teve quatro filhos.


Encontrou algum erro? Entre em contato