DEMOCRACIA

Collor e Calheiros parabenizam Joe Biden e Kamala Harris pela eleição nos EUA

Por Agência Senado 10/11/2020 - 08:46
Atualização: 10/11/2020 - 08:56

ACESSIBILIDADE

Reuters
Joe Biden
Joe Biden

Desejos de que o Brasil cultive relações soberanas e de Estado, apelo ao diálogo e à conciliação, saudações ao vigor da democracia e manifestações pelo fim de ideais autoritárias, além de entusiasmo pela eleição da primeira vice-presidente negra, filha de imigrantes, na história dos Estados Unidos. Essas foram algumas das manifestações dos senadores diante do anúncio da eleição da chapa de Joe Biden e Kamala Harris, do Partido Democrata, contra Donald Trump e Mike Pence, do Partido Republicano, no dia 7 de novembro.

A apuração ainda está em andamento, pois não foi encerrada em todos os colégios eleitorais, mas Joe Biden chegou aos 270 delegados necessários para ser eleito o 46º presidente dos Estados Unidos, com a confirmação de sua vitória no estado da Pensilvânia, que tem 20 delegados. “Joe Biden disse que será o presidente de todos americanos. Espero que também seja de todos os países com os quais os EUA mantêm relações diplomáticas e comerciais. E que a relação comercial entre Brasil e EUA, mantida há décadas, possa se fortalecer, principalmente neste momento de retomada do desenvolvimento econômico pós-pandemia que os nossos países vão atravessar, em que é preciso, mais do que tudo, união”, tuitou o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).


Também houve comentários sobre a judicialização promovida por Trump, que alega haver fraudes na votação pelo correio, tradicional modalidade de voto naquele país. “Como um cidadão que respeita democracia e o Estado democrático de direito, acredito que não há o que se contestar, porque esse resultado foi a vontade do povo americano. Espero que o novo governo possa se relacionar com o Brasil de maneira ainda melhor que governos anteriores. Como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Congresso, eu entendo que foi uma eleição equilibrada, mas que demonstrou vantagem do candidato democrata tanto no âmbito popular como também de delegados no colégio eleitoral”, opinou Trad.

Vários senadores mencionaram o vigor da democracia americana, elogiaram a escolha soberana de seus eleitores e disseram que Brasil e Estados Unidos devem buscar fortalecer suas relações diplomáticas e comerciais, mesmo com a declarada preferência do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, por Trump. 
"Brasil e Estados Unidos são as duas maiores democracias das Américas. Estou confiante que o presidente Jair Bolsonaro vai aprofundar nossa relação bilateral, em benefício dos nossos povos e região. Parabéns a Joe Biden e Kamala Harris, aos quais faço votos de uma gestão de êxito e conciliação”, escreveu o senador Fernando Collor, ex-presidente da CRE.

"O povo norte-americano fez sua escolha soberana. Joe Biden e Kamala Harris têm a missão de levar os Estados Unidos de volta ao seu lugar entre as democracias do mundo. Há um sentimento de alívio no ar, e os brasileiros compartilham essa esperança”, disse o senador Renan Calheiros (MDB-AL). 

"Desejo que o presidente eleito Joe Biden faça bom governo e se relacione bem com o Brasil. E torço para que lidere o país no propósito de um convívio harmonioso entre as nações do mundo inteiro”, declarou o senador Lasier Martins (Podemos-RS).

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato