NOVO BLOCO

PSL enfraquece Lira e apoia candidato de Maia na Comissão de Orçamento

Por Congresso em Foco 13/10/2020 - 20:41

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Lira intensificou as articulações para ser candidato a sucessor de Rodrigo Maia
Lira intensificou as articulações para ser candidato a sucessor de Rodrigo Maia

A bancada do PSL na Câmara formalizou nesta terça-feira (13) a criação de um novo bloco partidário junto com Pros e PTB. A criação do grupo marca a saída de mais dois partidos (Pros e PTB) do bloco liderado pelo deputado Arthur Lira (PP-AL).

O PSL também fazia parte do bloco comandado pelo deputado alagoano, mas já havia saído há alguns meses.

Formado no começo do ano para definir os membros da Comissão Mista de Orçamento (CMO), o bloco majoritário da Câmara passou a ser desmembrado desde que o líder do PP intensificou as articulações para ser candidato a sucessor de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na presidência da Casa Legislativa. 

No fim de julho, MDB e DEM saíram do grupo liderado por Lira. Com 351 deputados até março, o bloco liderado pelo deputado do PP está agora com 135 (PP, PL, PSD, Solidariedade, PSD e Avante). Também já saíram do grupo PSDB, Republicanos, PSC e Patriota.

Acordo firmado no começo do ano definiu que o presidente da CMO seria o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), aliado de Maia. No entanto, Arthur Lira tenta emplacar no posto a deputada Flávia Arruda (PL-DF). A disputa é uma espécie de prévia da eleição para o comando da Câmara em fevereiro de 2021, quando o líder do PP deve enfrentar um aliado de Maia.

Dois importantes deputados do PSL confirmaram ao Congresso em Foco que a sigla vai seguir o acordo firmado no início do ano e apoiar Elmar Nascimento para a presidência da CMO. O Pros também deve apoiar Elmar. Já o PTB ainda não definiu uma posição.




Encontrou algum erro? Entre em contato