ELEIÇÕES AMERICANAS

Trump se recusa a participar de debate virtual entre presidenciáveis

Por Com Agências 08/10/2020 - 13:40
Atualização: 08/10/2020 - 13:50

ACESSIBILIDADE

Getty Images
Primeiro debate presidencial fica marcado por insultos e acusações
Primeiro debate presidencial fica marcado por insultos e acusações

O próximo debate entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos será feito de forma virtual, conforme decidiu hoje a comissão americana que determina as regras dos enfrentamentos da campanha presidencial. No entanto, o atual presidente Donald Trump afirmou logo após a decisão que não participará do debate por ele ser ser virtual, o que considera "ridículo".

A comissão decidiu pelo formato remoto por causa da recente contaminação de Trump pelo novo coronavírus. Em entrevista ao canal Fox Business, o presidente disse que a comissão estaria "tentando proteger" o seu rival, o democrata Joe Biden.

"Eu não vou perder meu tempo com um debate virtual, essa não é a ideia de um debate. Senta-se atrás de um computador e se debate, é ridículo. Isso não é aceitável para a gente", disse ele.

O primeiro debate entre os dois aconteceu em 29 de setembro. Três dias depois, Trump anunciou que estava com covid-19. Os candidatos a vice também tiveram seu confronto, que foi presencial, nesta quarta-feira.

O presidente afirmou que só soube da decisão de organizar um debate virtual nesta quinta-feira, minutos antes de sua participação por telefone no programa de TV. Ele acusou a comissão que organiza o debate de tentar proteger Biden.

Em nota, a comissão afirmou que o segundo debate terá o formato de um encontro com eleitores. Os candidatos vão participar de locações remotas e distintas. O texto cita a saúde e segurança de todos os envolvidos como um dos motivos para o formato.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato