CONFIRMOU NO TWITTER

Donald Trump e primeira-dama testam positivo para coronavírus

Por Com Agências 02/10/2020 - 13:27

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Contaminação do presidente a 32 dias da eleição irá mudar de imediato o ritmo da campanha
Contaminação do presidente a 32 dias da eleição irá mudar de imediato o ritmo da campanha

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump postou, em seu perfil no Twitter, que ele e a primeira-dama, Melania Trump, foram contaminados pelo novo coronavírus. A notícia foi dada no início desta sexta-feira, 2, horas depois de a assessora sênior da Casa Branca, Hope Hicks, ter confirmado que tinha testado positivo para covid-19. Sem evidências, Trump sugeriu que Hicks teria sido infectada por abraços de policiais ou militares.

Líderes e autoridades mundiais reagiram ao caso, desejando melhoras ao político e sua esposa. Boris Johnson (primeiro-ministro do Reino Unido), Vladimir Putin (presidente da Rússia), Angela Merkel, (chanceler da Alemanha) e Mike Pence (vice-presidente dos EUA) foram algumas das personalidades a expressarem seus votos.

Isolamento e incerteza

Agora, Trump, que, desde o início da pandemia, expressa publicamente seu ceticismo quanto à gravidade da doença e, com 74 anos, faz parte do grupo de risco, deu início ao isolamento social: "Começaremos nosso processo de quarentena e recuperação imediatamente. Vamos superar isso JUNTOS!", afirmou.

O rastreamento dos contatos do presidente está em andamento, já que outras pessoas nos escalões mais altos do governo dos EUA podem ter sido expostas. A poucas semanas das eleições do país, analistas dizem que ainda é cedo para avaliar se e como a doença do líder americano pode mudar a corrida presidencial.

Como resultado, o mercado de ações amanheceu com instabilidades, sendo que bolsas europeias abriram em queda e o mercado futuro de ações, antes da abertura das bolsas, recuava nos Estados Unidos.

O chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, afirmou que, embora isolado, o presidente continua trabalhando e que está "de bom humor".

Melania se manifestou no Twitter. "Obrigada pelo amor que vocês estão transmitindo para nós. Tenho sintomas leves, mas em geral me sinto bem. Espero me recuperar rapidamente", escreveu.

Considerado o favorito para ganhar a disputa eleitoral no início do ano, o republicano perdeu apoio desde o início da pandemia. A maioria da população reprova a resposta dada pelo presidente à crise de saúde. Os EUA têm o maior número de casos (7,2 milhões) e de mortos (207 mil) por covid-19 no mundo.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato