APENAS 10%

Menos de 3 mil mesários se inscreveram para as eleições em Alagoas

Por Redação 14/08/2020 - 14:27
Atualização: 14/08/2020 - 14:34

ACESSIBILIDADE

Divulgação
As eleições municipais vão ocorrer em novembro
As eleições municipais vão ocorrer em novembro

Apenas 2.437 pessoas se inscreveram para trabalhar como mesário na eleição deste ano, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas divulgado nesta nesta sexta-feira, 14.

O principal motivo para o baixo número, segundo o órgão, é a  pandemia da covid-19. Geralmente, o número fica em torno de 23 mil.

As eleições municipais estão previstas para novembro segundo a divulgação do calendário eleitoral. Porém, o número de pessoas inscritas não chegaram nem perto dos anos anteriores.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, as eleições em todo o país precisa de 2 milhões de mesários. Dentre essa quantidade, 30% são voluntários.

A instância jurídica máxima já iniciou o convite aos brasileiros para atuar como mesários. Porém, este convite não é estendido às pessoas que se enquadram nos grupos de risco da covid-19.

Devido ao número baixo de cadastros, o TSE-Alagoas inicia uma campanha nesta sexta, 14, para convidar e incentivar a participação nas eleições 2020.

Cadastro de mesário voluntário 

O mesário voluntario pode se inscrever pelo site do TRE-Alagoas ou pelo Aplicativo e-título. A inscrição só é válida para maiores de 18 anos e que estejam em plena condição junto a Justiça Eleitoral.

Não podem inscrever candidatos à vagas eleitorais e famílias, agentes policiais, autoridades e membros do diretório de partidos políticos.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato