PORTAS FECHADAS

União Europeia reabre fronteiras a 15 países e deixa Brasil e EUA de fora

Por AFP 30/06/2020 - 12:13

ACESSIBILIDADE

Getty Images
Parlamento Europeu com bandeiras da União Europeia em Bruxelas, na Bélgica
Parlamento Europeu com bandeiras da União Europeia em Bruxelas, na Bélgica

Os países da União Europeia (UE) aprovaram hoje a reabertura das fronteiras a partir de 1º de julho aos turistas de 15 países, incluindo a China, mas neste caso sob algumas condições.

A lista inclui Argélia, Austrália, Canadá, Geórgia, Japão, Montenegro, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, Coreia do Sul, Tailândia, Tunísia e Uruguai, além da China, mas o gigante asiático sob critérios de reciprocidade, informou o Conselho da UE em um comunicado.

Os europeus definiram a lista, que será atualizada a cada duas semanas, com base em uma série de critérios, entre eles que a situação da pandemia de covid-19 em seus territórios seja similar ou melhor que no bloco de 27 países.


A tendência de novos focos durante as últimas duas semanas também deve ser levada em consideração, assim como a resposta geral à covid-19 - testes, vigilância, localização de contágios, contenção, tratamento.

O acordo implica, no entanto, uma "recomendação" não vinculante aos países da UE e aos associados ao espaço de livre circulação Schengen - Suíça, Liechtenstein, Noruega e Islândia -, responsáveis por aplicar a decisão.

Além dos 15 países, a UE, que está no início da lucrativa temporada turística, também abre as fronteiras para os residentes de Andorra, San Marino, Mônaco e Vaticano, quatro pequenos Estados europeus.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato