SENADO FEDERAL

Renan Calheiros foi o segundo senador mais faltoso em 2019, diz balanço

Por Bruno Fernandes 21/01/2020 - 16:28
Atualização: 21/01/2020 - 16:45

ACESSIBILIDADE

Pedro Ladeira
Senador Renan Calheiros
Senador Renan Calheiros

O senador Renan Calheiros (MDB) foi o segundo parlamentar que mais faltou à sessões no Senado Federal em 2019. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 21, pelo site Congresso em Foco. O alagoano está empatado com Mara Gabrilli (PSDB-SP).

O emedebista Renan Calheiros faltou 33 sessões em 2019. Todas essas faltas, porém, foram justificadas pelo senador, que estava cumprindo atividade parlamentar.

Assim como o seu colega de partido, o campeão de faltas Jader Barbalho, que compareceu a 16 das 75 sessões, Renan é recorrente no excesso de faltas.

O levantamento de 2018, realizado pelo mesmo site, mostrou que Calheiros foi a menos da metade das 36 sessões deliberativas que ocorreram no primeiro semestre daquele ano legislativo.

Questionado sobre as faltas de 2019, o gabinete de Calheiros afirmou que as reuniões fora da Casa o impediram de comparecer às votações do Plenário.

"Muitas vezes ele teve reuniões externas e, por isso, não pôde estar no Plenário, mas posso lhe dizer que ele estava aqui quase todas as semanas”, esclareceu o gabinete do senador, por telefone.

Em 2019, o Senado autorizou 750 pedidos de licenças dos senadores. Estes pedidos foram utilizadas pelos congressistas para justificar o não comparecimento em sessões deliberativas destinadas à votação de propostas no Plenário da Casa, às quais os senadores são obrigados a comparecer.


Encontrou algum erro? Entre em contato