Alagoas, 13 de novembro de 2019 24º min 28º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
ELEIÇÕES

Solto, ex-presidente Lula poderá ser candidato? Entenda

Bruno Fernandes com agências

08/11/2019 18h06 - Atualizado em 08/11/2019 18h06

O ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva
DivulgaçãoO ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva

Mesmo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tendo deixado a prisão na Superintendência da PF (Polícia Federal) em Curitiba após ser liberado pela Justiça Federal, na tarde desta sexta-feira, 8, o petista não poderá se candidatar a eleições.

O impedimento se dá porque Lula foi condenado por três instâncias no caso do tríplex de Guarujá (SP), da Operação Lava Jato: a Justiça Federal, o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) e o STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Por ter sido condenado em segunda instância, o ex-presidente passou a ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, ficando inelegível. Nesse cenário, mesmo solto, Lula não pode ser candidato.

O alvará de soltura foi expedido pelo juiz Danilo Pereira Júnior, responsável pela 12ª Vara Federal de Curitiba no começo da tarde de hoje.

Danilo Pereira é responsável pela Vara durante as férias da juíza Carolina Lebbos, que assumiu o lugar de Sérgio Moro nos processos da Lava Jato.

A defesa do ex-presidente apresentou pedido de soltura imediata após a decisão do Supremo Tribunal Federal de declarar inconstitucional prisão após condenação em segunda instância.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade