economia

AMA se posiciona contra extinção de municípios: 'põe fim à nossa história'

Por Redação com assessoria 06/11/2019 - 12:28
Atualização: 06/11/2019 - 13:47

ACESSIBILIDADE

Redação
Feliz Deserto seria um dos municípios que "desapareceriam"
Feliz Deserto seria um dos municípios que "desapareceriam"

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) não apreciou a proposta do Governo Bolsonaro de extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e que, na arrecadação, possuem dificuldade para manter uma receita própria maior do que 10% do total da renda municipal. 

Segundo a entidade, a PEC coloca fim a história de cidades e do povo. Caso seja aprovada, Alagoas perderá cinco municípios: Pindoba (com 2.908 habitantes), Mar Vermelho (3.514), Jundiá (4.155), Belém (4.344) e Feliz Deserto (4.754).

"As mudanças propostas afetam desde a economia até o cotidiano dos municípios que podem ser extintos. Como, também, dos possíveis municípios que os recepcionarão", informou a AMA por meio de nota à imprensa. 

Ainda conforme a associação, "em Alagoas, hoje, os municípios, que não têm receita própria, também são prósperos por ter uma receita importante de ICMS". A Confederação Nacional de Municípios (CNM) irá se manifestar, junto aos presidentes das entidades, com uma nota oficial e conjunta direto de Brasília.

Ao EXTRA, o presidente da AMA Hugo Wanderley que discorda com que irá haver economia "porque vai acabar com prefeito e vereador", "Na verdade vai diminuir a representação do cidadão e afastá-lo dos serviços públicos", pontuou. 


Encontrou algum erro? Entre em contato