VAZAMENTO

Lava Jato fingiu investigar FHC para criar percepção de imparcialidade

Por Redação com Intercept 18/06/2019 - 22:42
Atualização: 18/06/2019 - 22:48

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Sergio Moro não gostou do alvo tucano
Sergio Moro não gostou do alvo tucano

O site The Intercept divulgou nesta terça-feira, 18 mais um vazamento de conversas telefônicas entre o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, com o procurador da força-tarefa da Operação Lava-Jato, Deltan Dallagnol. 

Nessa nova troca de mensagens, Moro critica as investigações sobre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, pois seriam baseadas em provas fracas e poderiam "melindrar alguém cujo apoio é importante".


O diálogo, segundo o site, ocorreu em 13 de abril de 2017, um dia depois do Jornal Nacional ter veiculado uma reportagem com suspeitas sobre o ex-presidente da República. 


No texto divulgado hoje à noite, o Intercept sugere que FHC foi incluído no rol dos investigados para "acalmar o ânimo dos críticos". Eles citam uma conversa em que o procurador Roberson Pozzobon sugeriu em um grupo de Telegram investigar, no mesmo procedimento, pagamentos da Odebrecht aos institutos Lula e FHC.

“Assim ninguém poderia indevidamente criticar nossa atuação como se tivesse vies partidário”, teria dito o procurador.

A reportagem assinada pelos jornalistas Rafael Moro Martins, Amanda Audi, Leandro Demori, Glenn Greenwald e Tatiana Dias diz ainda que Dallagnol encaminhou a dúvida de Moro a um chat com procuradores de Brasília e Curitiba. Lá, descobriu que a documentação foi encaminhada a São Paulo sem que se analisasse a prescrição.


Encontrou algum erro? Entre em contato