TROCA DE FAVORES

Acordo com família Bulhões faz Collor pedir licença do Senado Federal

Por Redação com UOL 03/04/2019 - 16:53
Atualização: 03/04/2019 - 19:24

ACESSIBILIDADE

Fernando Collor de Mello em comissão no Senado. Foto: Agência Brasil
Fernando Collor de Mello em comissão no Senado. Foto: Agência Brasil

Um acordo entre o senador Fernando Collor (Pros-AL) e a família Bulhões, influente no cenário político alagoano, levou a suplente do parlamentar, Renilde Bulhões (Pros-AL), a assumir nesta terça-feira, 3, o mandato no Parlamento.

O ex-presidente da República pediu licença de 122 dias, sendo dois por motivo de saúde e o restante por razões particulares. A motivação não foi divulgada oficialmente.


Renilde Bulhões foi empossada na abertura da ordem do dia. Médica e ex-diretora da AMA (Associação dos Municípios Alagoanos), a senadora também governou a cidade Santana do Ipanema (AL) em duas oportunidades e é mulher do atual prefeito, Isnaldo Bulhões (MDB-AL). O filho do casal, Isnaldo Bulhões Júnior (MDB-AL), exerce mandato de deputado federal.

Segundo informações divulgadas pelo UOL, o acordo entre as partes foi firmado durante o pleito do ano passado, quando Collor buscava apoio local para concorrer ao governo do estado de Alagoas. Ele acabou desistindo da disputa em setembro, mês anterior ao da eleição, alegando falta de reciprocidade com aliados.

Sem Collor na disputa, Renan Filho (MDB), filho do também senador Renan Calheiros (MDB-AL), confirmou os prognósticos das pesquisas e tornou-se governador de Alagoas com larga vantagem.

Renilde é a terceira mulher alagoana a assumir uma vaga no Senado. Antes, exerceram mandato parlamentar Ada Melo, que também foi suplente de Collor, e Heloisa Helena.


Encontrou algum erro? Entre em contato