Agreste e Sertão

Alagoas: Governo assina ordem de serviço para 8 mil unidades de conservação de água

Municípios serão beneficiados com a instalação de cisternas de primeira e de segunda água, cisternas-calçadão, barragens subterrâneas e tanques de pedra
Por Ascom Seagri 04/03/2013 - 07:26

ACESSIBILIDADE

Alagoas: Governo assina ordem de serviço para 8 mil unidades de conservação de água

O Governo do Estado assinou, nesta quinta-feira (28), em Delmiro Gouveia, a ordem de serviço para construção de 8 mil unidades de conservação de água em municípios do Agreste e do Sertão, que sofrem com os efeitos da estiagem prolongada.A assinatura foi realizada pelo governador Teotonio Vilela, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, e os representantes das entidades credenciadas para a execução do Projeto Água para Todos em Alagoas.

Ao todo, 15 municípios serão beneficiados com a instalação de cisternas de primeira e de segunda água, cisternas-calçadão, barragens subterrâneas e tanques de pedra. A ação faz parte de um convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), como parte das metas do Água para Todos, lançado em julho de 2011 pela presidenta Dilma Roussef em visita a Alagoas.


“A construção dos reservatórios deve começar imediatamente e faz parte das ações estruturantes do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, para minimizar os efeitos da seca. Vamos garantir água para o consumo humano e também água para produção e consumo animal”, frisou o secretário José Marinho Júnior.


As cisternas de primeira água, como são conhecidas, têm capacidade para 16 mil litros e serão usadas para consumo humano, enquanto as cisternas de segunda água têm capacidade para 52 mil litros e podem ser usadas para produção ou consumo animal.


Segundo o secretário, as entidades que vão executar o Projeto Água para Todos em Alagoas já têm experiência na área e, além de receber a unidade, as famílias serão capacitadas em gestão de recursos hídricos. Os produtores que receberão as cisternas e demais unidades fazem parte do Cadastro Único (Cadúnico) do Governo Federal, ou seja, são beneficiários de algum programa social, e a família é quem trabalha na terra para produção de alimento ou criação de animais.


Planejamento
A Seagri montou um plano de ação durante o período preparatório, no qual reuniu técnicos, engenheiros e administradores, que vão acompanhar a execução do projeto, a construção das unidades e a prestação de contas. De acordo com o secretário José Marinho Júnior, até março de 2014 todas as unidades serão instaladas. “Já fizemos reuniões com as entidades credenciadas para definição das metas, prestação de contas das obras e da execução financeira. Teremos relatórios constantemente de toda a situação do projeto”, explicou.


Genivaldo Vieira, presidente da Central Estadual das Associações de Agricultores Familiares (Ceapa), uma das entidades credenciadas para execução do projeto, contou que está otimista com o trabalho, inclusive com o planejamento realizado durante a parte preparatória. Já Luciano Monteiro, da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), outra entidade credenciada, destacou a importância do projeto para as ações de apoio à agricultura familiar. “Tudo no campo depende de água, assim, esse projeto vai possibilitar o trabalho das famílias e a execução de políticas públicas”, comentou.


Encontrou algum erro? Entre em contato